Mais de 15 mil candidatos disputam uma vaga na UFPA em 2009
No dia 1º de fevereiro, acontece a 3ª Fase do Processo Seletivo Seriado 2009 da Universidade Federal do Pará. O evento é coordenado pelo Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS) e 2.065 pessoas estarão diretamente envolvidas na organização. Este ano, 57.667 candidatos participaram do PSS, mas somente 46.614 eram candidatos em potencial para disputar as 5.362 vagas (3.332) na Capital e (2.030) no Interior do Estado. Desses, 46.614 candidatos, 15.169 estão aptos a realizar a 3ª fase do PSS 2009 e concorrem a uma vaga em 2009.
A prova da 3ª Fase será composta por uma redação e 45 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco opções de resposta. Serão avaliados os conhecimentos em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, História, Geografia, Biologia, Física, Química e Matemática. A prova será realizada das 8 às 13 horas (horário de Belém) em 23 municípios do Estado e ainda no Distrito de Icoaraci, na Região Metropolitana de Belém. A última prova do Processo Seletivo será realizada em 459 salas de aula distribuídas em 12 unidades escolares na Região Metropolitana de Belém e em outras 27 escolas localizadas no interior do Estado.
Os candidatos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE) farão a prova da 3ª Fase em um local de prova específico: a escola José Álvares de Azevedo, localizada na Av. Presidente Pernambuco, n. 497, entre as ruas Conselheiro Furtado e Gentil Bittencourt. “Nessa unidade escolar, esses candidatos encontrarão boas condições de infraestrutura e, como nas etapas anteriores do PSS, serão assistidos por profissionais especializados”, destaca o diretor do CEPS.
“Os candidatos aptos a realizar a 3ª Fase do PSS devem imprimir outro cartão de inscrição, ou de renovação de inscrição, atualizado, disponível no site www.ceps.ufpa.br a partir do dia 26 de janeiro”, recomenda Luiz Acácio Centeno, diretor do CEPS. Essa medida visa evitar que o candidato confunda o local de realização da prova da 3ª Fase, como aconteceu com aproximadamente 100 candidatos no dia da prova da 2ª Fase. “O candidato que se dirige ao local de prova errado corre o risco de perder a prova porque pode não dispor de tempo suficiente para se deslocar até o local correto”, comenta o professor Luiz Acácio, diretor do Centro de Processos Seletivos da UFPA.
O candidato, ao observar qual o local de realização da prova da 3ª Fase, que está ao lado de seu nome no listão dos candidatos aptos a essa etapa e também no seu novo cartão de inscrição ou de renovação de inscrição (cartão para a 3ª Fase), deve visitar o local em que fará a prova pelo menos na véspera dela, isto é, no sábado, dia 31 de janeiro.
“Recomendamos que o candidato vá, antecipadamente, até a unidade escolar onde está lotado para realizar a prova da última etapa, verificando sua localização exata, qual(is) a(s) linha(s) de ônibus adequada(s) para conduzi-lo ao destino, se é preferível usar o serviço de um táxi e qual o tempo gasto no descolamento até o local de prova. É preciso acrescentar a esse cálculo um tempo a mais prevendo atrasos e possíveis engarrafamentos. Essa recomendação é válida também para o candidato que será conduzido ao local de prova em veículo próprio ou por seus pais, amigos ou parentes. Lembrando que todos devem estar no local de prova com uma hora de antecedência, ou seja, às sete horas da manhã, horário de Belém. Na página eletrônica do CEPS, os candidatos encontram os endereços completos das unidades escolares utilizadas na aplicação das provas”, ressalta Luiz Acácio.
“Alertamos, mais uma vez, que para ter acesso ao local de prova, será exigido do candidato a apresentação do cartão de inscrição (ou renovação de inscrição), desta vez, o cartão para a 3ª Fase, e de um documento original de identificação oficial que podem ser a Carteira de Identidade, a Carteira deTrabalho e Previdência Social, a Carteira de Habilitação, o Passaporte, o Certificado de Reservista das Forças Armadas, a Carteira de Identificação Militar ou aCcarteira de Conselho de Classe”, explica Luiz Acácio Centeno.
COTAS:
A partir da versão 2008 do PSS, a UFPA passou a aplicar o sistema de cotas, regulamentado pela Resolução n. 3.361 de 5 de agosto de 2005, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Assim, no PSS 2009, metade (50%) das vagas(2.681) está sendo disputada por 6.909 candidatos que atendem à condição de cotista. Dessas 2.681 vagas, 40% delas, ou seja, 1.072 vagas estão sendo disputadas por 3.450 candidatos cotistas autodeclarados negros ou pardos, o que corresponde a 49,93% dos candidatos que concorrem como cotistas. As demais 2.681 vagas estão sendo disputadas por 8.260 candidatos.
NOVIDADES PARA A 3ª FASE:
Diferentemente das versões anteriores do PSS, a prova da 3ª Fase do PSS 2009 não apresenta questões analítico-discursivas. Além de escrever uma redação, o candidato terá que resolver 45 questões de múltipla escolha, sendo 5 questões de cada uma das nove disciplinas. “Recomendamos assinalar as alternativas no cartão-resposta com caneta esferográfica de tinta preta a fim de evitar problemas na leitura óptica do cartão-resposta”, explica Luiz Acácio.
Outra novidade diz respeito à redação. Este ano, o texto deverá ter, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas e será avaliado em função do desempenho do candidato quanto ao tema/nível de linguagem, a coerência/coesão e as regras de escrita. Será admitida a ortografia (1971) ainda vigente ou a nova ortografia (2009). “A redação deverá ser escrita com caneta esferográfica, preferencialmente, de tinta preta. Será atribuída nota zero à redação que for escrita a lápis”, adverte o diretor do CEPS.
DEMANDA POR CURSO:
Do total de candidatos que concorrem a uma vaga no PSS 2009, 9.434 (62,19%) são oriundos de escolas da rede pública e os outros 5.735 candidatos (37,81%), da rede privada de ensino. 10.860 candidatos (71,59%) concorrem às vagas ofertadas para os cursos da capital e 4.309 (28,41%), às vagas ofertadas nas faculdades dos campi e núcleos da UFPA, no interior do Estado.
Está disponível no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA – CEPS (www.ceps.ufpa.br) a lista completa com a demanda definitiva por curso, separadamente para cotistas e não cotistas.
Cursos mais concorridos entre não cotistas Candidatos por vaga |
Cursos mais concorridos entre cotistas Candidatos por vaga |
Comunicação Social/Jornalismo: 6,73 |
Serviço Social - noturno: 4,95 |
Comunicação Social/Publicidade: 6,10 |
Comunicação Social/Jornalismo: 4,80 |
Bacharelado |
Comunicação Social/Publicidade: 4,40 |
Engenharia de Minas e Meio Ambiente (Marabá): 5,80 |
Bacharelado em Ciência da Computação: 4,39 |
Bacharelado em Sistemas de Informação (Santarém): 5,73 |
Serviço Social – matutino: 4,35 |
Licenciatura e Bacharelado em História: 5,44 |
Educação Física - matutino: 4,26 |
INFRAESTRUTURA:
- A 3ª Fase do PSS 2009 será realizada em 23 municípios e no Distrito de Icoaraci, em Belém. Serão 459 salas de aula ocupadas em 39 unidades escolares: 12, na Região Metropolitana de Belém e outras 27, no interior do Estado.
- Atuam na 3ª Fase do PSS 2009: 39 coordenadores de unidades escolares, 38 médicos, 68 assessores, 94 colaboradores de apoio, 57 vigilantes, 864 fiscais na capital e 435 fiscais no interior do Estado. Totalizando 2.065 pessoas envolvidas diretamente na organização desta fase do PSS.
- Na 3ª Fase, são 16.800 cadernos de prova com 504.000 páginas e 16.000 formulários de redação.
- O CEPS registrou candidatos com idade entre 18 e 50 anos.
- Até o momento, nenhum candidato solicitou a realização da prova no hospital.
- 82 candidatos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE) participaram do PSS 2009. Desses, 20 no interior do Estado. Farão a 3ª Fase do PSS 2009 somente 29 candidatos PNEE. Para aqueles com deficiência visual, as provas serão disponibilizadas em tamanho ampliado (fonte 26), em Braille, em Dos-Vox. Estará disponível o recurso da lupa eletrônica e de ledores. Os candidatos PNEE contam com a assistência de profissionais especializados.
- A prova será realizada no horário de oito da manhã a uma da tarde, sendo que o candidato PNEE que necessitar de tempo adicional para a realização da prova deverá requerê-lo, com justificativa acompanhada de parecer por especialista da área de sua necessidade educativa especial, em conformidade com o Decreto n. 3.298 de 20/12/1999.
LOCAIS DE PROVA:
Mais de 15 mil pessoas participam da 3ª Fase do PSS 2009 no dia 1º de fevereiro. Em Belém, cerca de nove mil estudantes farão prova nas unidades escolares: Escola Estadual Visconde de Souza Franco, Escola Tenente Rêgo Barros, Escola Estadual Deodoro de Mendonça, Escola Estadual Augusto Montenegro, Escola Estadual Ulisses Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (antigo CEFET) e nas Instalações da Faculdade Ideal, cujo acesso será pela Rua dos Tupinambás.
Em Ananindeua, haverá prova para cerca de 1.800 candidatos nas escolas: Escola Estadual Professora Lucy Correia de Araújo, Escola Antônio Gondin Lins e Escola Jornalista Rômulo Maiorana. A Escola Teodora Bentes será o local de prova para os 400 candidatos que realizam a prova no Distrito Administrativo de Icoaraci. Caso o número de candidatos seja maior que o previsto, outras unidades escolares poderão ser utilizadas pelo CEPS. Outros 6.500 candidatos farão a 3ª Fase do PSS 2009 nos outros municípios do Estado. A última fase do PSS acontecerá em 23 cidades e no Distrito de Icoaraci.
ATENDIMENTO:
A partir do dia 26 de janeiro, a secretaria do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS) funcionará na Escola de Teatro e Dança da UFPA. “Durante a realização do Fórum Social Mundial, sediado no Campus do Guamá, optamos por nossa transferência, temporariamente, para não prejudicar os candidatos”, explica o diretor do CEPS. Nesse período, os estudantes que participam do PSS devem se dirigir à ETDUFPA, localizada na Travessa Dom Romualdo de Seixas, n. 820, esquina com a Avenida Jerônimo Pimentel, próximo à Praça Brasil ou entrar em contato pelos telefones: 4104-4697, 4104-4698, 4104-4699, 4104-6597 e 4104-6598.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação Institucional
Foto: Mácio Ferreira
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária