Fóruns Temáticos preparam Belém para o FSM 2009
Desde sua primeira edição, em 2001, o Fórum Social Mundial mobiliza milhares de pessoas de todo o mundo em torno da ideia de que um “Outro mundo é possível”. No entanto, esse não é o único evento global que acontece a cada ano. Paralelamente ao Fórum ou em datas próximas, acontecem os Fóruns Temáticos. Esses encontros possuem organização, dinâmica e metodologia que independem das adotadas pelo FSM, mas dividem com ele o palco de discussões e as alianças pelas causas mundiais.
Em 2009, Belém, além de sediar o Fórum Mundial, também abrigará os Fóruns Temáticos. Conheça mais sobre cada evento:
- III Fórum Mundial de Teologia e Libertação
De 21 a 25 de janeiro, no CENTUR (Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves).
A programação deste evento conta com celebrações religiosas seguidas de conferências, debates e oficinas, abordando diversos temas como: água, terra e teologia, raça, etnia, gênero, economia solidária. O evento tem o objetivo de formar uma rede internacional de teologias contextuais herdeiras e/ou identificadas com a Teologia da Libertação, proporcionando um espaço aberto de encontro para uma interação vívida e refletida da teologia com a sociedade contemporânea. A sua última edição aconteceu em Nairóbi, no Quênia em 2007.
- Fórum de Autoridades Locais (FAL) e Fórum de Autoridades Locais da Amazônia (FALA)
De 30 e 31 de janeiro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Desde a primeira edição do FSM, é realizado o FAL, que se configura como um espaço de articulação entre representantes governamentais de todo o mundo e movimentos sociais, visando à inclusão social e à democracia participativa.
O FALA nasceu com o objetivo de, em conjunto com movimentos sociais, integrar a região amazônica e contribuir para a construção de uma unidade latino-americana. O evento foi proposto pela Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, em dezembro de 2007.
Nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
O V FMJ tem como tema principal "Judiciário, Meio Ambiente e Direitos Humanos", e objetiva promover a união dos países por um judiciário democrático e preocupado com a inclusão social. Este Fórum é o principal canal que dá vez e voz para a questão da democracia no âmbito do poder judiciário e que luta pela efetiva independência dos juízes. O Fórum Mundial de Juízes acontece desde 2002 e tem sido prestigiado por nomes de destaque do cenário jurídico mundial.
- Fórum Mundial de Mídia Livre
Nos dias 26 e 27 deste mês, no Hangar.
Neste período, midialivristas de todo o planeta se reunirão para somar forças e discutir ideias que fortifiquem os veículos de comunicação não hegemônicos, em uma época em que grandes empresas midiáticas detêm o poder de produção e veiculação dos produtos da mídia. As conclusões do FMML terão importante incidência política nas deliberações do FSM.
- Fórum de Ciência e Democracia
Criado por ONGs, Organizações da Sociedade Civil, sindicatos e representantes da comunidade científica mundial, o Fórum de Ciência e Democracia tem por objetivo estender os princípios democráticos para os campos da ciência e da tecnologia e apoiar novas iniciativas e novas formas de parcerias entre os movimentos sociais, os cidadãos e o mundo da pesquisa científica e tecnológica.
O FCD é um espaço aberto para grupos interessados em realizar reuniões sobre ciência e democratização da tecnologia de forma não governamental e não partidária. Essas reuniões descentralizadas vão estimular o compartilhamento de experiências e a articulação entre as organizações e movimentos engajados em ações concretas, objetivando construir outro mundo.
- Fórum Parlamentar Mundial
De 28 a 30 de janeiro.
O VI Fórum Parlamentar Mundial (FPM) ocorrerá com as temáticas: "Presente e futuro da Amazônia (projetos de desenvolvimento, integração regional, comunicação, paz e política de segurança, mudanças climáticas e biodiversidade, populações tradicionais)"; "Processo de integração regional, institucionalidade democrática da integração, parlamentos regionais"; "Migrações".
Este Fórum é realizado desde 2001 e vem atuando pelo respeito à soberania democrática e popular, priorizando os objetivos do desenvolvimento humano frente à multiplicação dos acordos de livre mercado e à liberdade crescente do capital, por meio da mercantilização e da privatização dos bens e serviços públicos, em prejuízo dos direitos sociais e ecológicos.
- VI Fórum Mundial de Educação
Dias 26 e 27 de janeiro, no Hangar.
Em outubro de 2001, foi realizada a primeira versão do FME, que visa possibilitar a construção de redes que incorporam pessoas, organizações e movimentos sociais e culturais em diversos níveis, a fim de confirmarem a educação pública para todos e todas como direito social inalienável, sendo garantida e financiada pelo Estado, nunca reduzida à condição de mercadoria e serviço, na perspectiva de uma sociedade solidária, radicalmente democrática, igualitária e justa.
-III Fórum Social Mundial da Saúde
De 25 a 27 de janeiro, na UEPA (CCBS).
Este evento se constituiu como um espaço de troca de conhecimentos e práticas em torno da luta social pelo direito universal, integral e igualitário à saúde. O FSMS acredita que uma saúde para todos é possível e necessária.
Texto: Raphael Freire – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária