Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Procampo retornam a Belém após vivência no interior

De mochilão nas costas e muita história para contar, alunos do Programa de Vivência Estudantil Camponesa (PROCAMPO) e das universidades públicas do Pará retornam após 15 dias de convívio com famílias das comunidades dos municípios paraenses, Castanhal, Abaetetuba, Mosqueiro, Moju e Cametá.

 

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA) e atua em parceria com diversos movimentos sociais do campo e da cidade, professores, núcleos de pesquisa e cooperativas e associações de agricultores familiares dos municípios.

 

A vivência é um momento em que os bolsistas do programa se integram ao cotidiano da comunidade e realizam atividades em conjunto para planejar oficinas, mini-cursos e apresentações culturais conjuntamente com a comunidade. O objetivo é entender a realidade familiar dos municípios, os alunos trabalham nas atividades econômicas da família, lavoura, olaria, pesca, pecuária, avicultura e artesanato.

 

Após a vivência, os alunos retornam a Belém, e formam Grupos de Trabalho Interdisciplinares de Integração Estudantil-Camponesa para produzir projetos que envolvam educação popular em saúde, educação de jovens e adultos, administração de empreendimentos familiares e reflorestamento. As turmas de Mosqueiro e Abaetetuba voltam pela manhã, e as de Moju, Cametá e Castanhal nos horários da tarde. Dos dias 21 a 23 de janeiro os estudantes, monitores e coordenação do PROCAMPO se reúnem para avaliar a vivência.

 

Serviço:
PROCAMPO- Av. Alm. Waldenkolk, 1487 - Nazaré - Belém - PA
Fone: (91) 3241-1691

 

Texto: Paula Costa – Assessoria de Comunicação do Procampo

Publicado em: 20.01.2009 16:55