UFPA elabora medidas de cuidados com a saúde dos participantes do Fórum Social Mundial
A UFPA está tomando as medidas necessárias quanto aos cuidados com a saúde dos participantes do Fórum Social Mundial (FSM), que ocorrerá de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009. Iniciativas como a campanha de vacinação, o combate à dengue, a coleta seletiva de lixo e o recolhimento de animais são alguns dos exemplos.
Campanha de vacinação
Nos dias 22 e 23 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde, com a Coordenadoria de Vigilância à Saúde do Servidor, estará realizando novamente a Campanha de Vacinação, que ocorrerá no Vadião, das 9 às 17 horas. A Campanha acontece em decorrência da grande procura e do aumento do contingente de trabalhadores, nos últimos dias, nas áreas na UFPA, NPI e UFRA.
A Campanha de Vacinação destina-se aos servidores da UFPA e à comunidade como um todo, em especial, aos trabalhadores das empresas contratadas de construção civil e de montagem da infraestrutura para o Fórum Social Mundial. Serão oferecidas as vacinas contra Sarampo, Rubéola, Tétano, Febre Amarela e Tríplice Viral.
Dengue
De acordo com o representante do FSM na UFPA e Coordenador de Serviços Urbanos da Prefeitura da UFPA, Janary Pinheiro, toda a área da UFPA será prevenida contra a dengue por meio de uma parceria realizada entre a Universidade, a SESMA (Secretaria Municipal de Saúde) e a SESPA (Secretaria de Estado de Saúde - PA). Os agentes de saúde promoverão a desinfecção da UFPA e da UFRA e de toda a área do entorno das Universidades (bairros Terra Firme e Guamá).
Lixo
Com relação ao lixo, Janary Pinheiro informa que a UFPA, em uma parceria com o Governo do Estado, disponibilizará de 60 contêineres de 240 litros (espécie de lixeiras coloridas) e de 240 varredores para fazerem a limpeza e a coleta de lixo da UFPA na época do Fórum. A destinação do lixo é uma questão fundamental, uma vez que a Instituição libera, normalmente, cerca de 8 toneladas de resíduo comum e 700 Kg de resíduo infectado e, durante o Fórum, essa quantidade aumentará muito. Os contêineres exercerão, dessa forma, grande importância para a separação dos resíduos (papel, metal, plástico e vidro).
Outra forma de garantir a limpeza da Universidade e a própria preservação do meio ambiente é a Coleta Seletiva Solidária, que, peloDecreto nº 5.940, institui que todos os órgãos públicos federais destinem os materiais recicláveis às associações e cooperativas de catadores em todo o país. Na UFPA, o Decreto já vem sendo cumprido desde a formação da comissão para a sua implantação, em abril de 2007.
Apesar de a Coleta Seletiva Solidária ter iniciado em janeiro de 2007, Pinheiro falou que é durante o FSM que terá a implantação efetiva, com toda estrutura necessária para a coleta de resíduos. “Serão disponibilizados os locais de entrega voluntária dos resíduos e caminhão para a coleta seletiva, além da distribuição de fôlder explicando melhor o que é a Coleta Seletiva Solidária e como as pessoas podem contribuir”, diz.
Recolhimento de animais
Outro trabalho que vem sendo desenvolvido há mais tempo, como forma de garantir a saúde da comunidade acadêmica e de todos que visitam a Instituição, é o recolhimento de animais moradores na cidade universitária, realizado desde outubro de 2007. Como afirma a técnica Lúcia Almeida, do Grupo de Gestão Ambiental da Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura da UFPA, a iniciativa está sendo implementada pelo Grupo de Amigos dos Animais da UFPA, composto por 19 professores, técnico-administrativos e alunos. “Juntamente com o Centro de Controle de Zoonoses, o Grupo atua no planejamento e na operacionalização de um trabalho criterioso de retirada dos animais visando, sobretudo, ao bem estar animal e à saúde pública”, explica Lúcia Almeida. Conforme um levantamento feito pelo Departamento de Segurança, os animais que moram na UFPA são em torno de 36.
Ainda segundo a técnica, “esse trabalho só está sendo possível com a colaboração do referido grupo, que se propôs a ajudar na retirada dos animais com a condição de que eles retornassem à UFPA devidamente vacinados, vermifugados e castrados”, conclui.
Texto: Tatiara Ferranti – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária