Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Programa de Auxílio a Recém-Doutores oferece bolsas de pesquisa

Com a finalidade de estimular recém-doutores para o desenvolvimento de pesquisas, o Programa de Auxílio ao Recém-Doutor (PARD), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), divulga edital para submissão de propostas de pesquisa. Aos interessados, o prazo para submeter as propostas é até o dia 6 de fevereiro de 2009 e a divulgação dos resultados está prevista para o dia 27 de fevereiro. O apoio previsto aos projetos selecionados consistirá na concessão de apoio financeiro de até dez mil reais.

 

Para submeter propostas, os docentes devem atender aos seguintes critérios: ser docente da UFPA, já vinculado à Instituição ou recém-contratado por ela; ter a titulação de Doutor e ter concluído o Doutorado de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2008. Além disso, deve apresentar um Plano de Atividades de Pesquisa, incluindo o Plano de Trabalho dos bolsistas de Iniciação Científica, que deverá estar de acordo com o modelo PICIB , adotado pela PROPESP.

 

O docente deve enviar as propostas para a Diretoria de Pesquisa da PROPESP pelo  endereço rosemar@ufpa.br. Anexado a elas, o docente deve encaminhar a seguinte documentação: Ofício do dirigente da unidade de atuação do solicitante, com pedido comprovando atuação do docente na unidade e informando a data de admissão dele; Comprovante de título de doutor com data de aprovação da tese; Curriculum vitae (modelo CNPq-Lattes); Plano de atividades de pesquisa; Plano de trabalho dos bolsistas; Opção de utilização de recursos financeiros, dentre outros. Ver Edital.  

 

As propostas serão julgadas pela PROPESP, com apoio de pesquisadores específicos de cada área. Aos 25 projetos com maior pontuação, o auxílio será no valor de dez mil reais, que deverão ser utilizados segundo as opções fornecidas pelo documento Anexo I do Edital , publicado no site da PROPESP. Os cinco recursos restantes serão distribuídos seguindo a regra dos projetos com maior pontuação, ou com base em critérios de corrigir eventuais desequilíbrios no que se refere às áreas de conhecimento ou campi não contemplados.

 

Após um ano de pesquisa, os bolsistas de Iniciação Científica devem apresentar relatórios parciais e, concluindo a bolsa, um relatório final. As bolsas de Iniciação Científica terão duração de 12 (doze) meses, que vão de março de 2009 a fevereiro de 2010. Ao final de 2010, o docente responsável deverá apresentar relatório de trabalho, informando os resultados alcançados. Para mais informações ou demais esclarecimentos, ligue para 3201 7657 e 3201 7527, ou envie as dúvidas para rosemar@ufpa.br, ou para o www.propesp.ufpa.br.

 

  Texto: Andréa Mota – Assessoria de Comunicação da UFPA


 

Publicado em: 22.01.2009 17:00