Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Recomendação tenta evitar a desclassificação de candidatos por atraso

Os 15.169 candidatos que continuam na disputa por uma das 5.362 vagas ofertadas na Universidade Federal do Pará em 2009 precisam imprimir um novo cartão de inscrição ou de renovação de inscrição. A recomendação é do Centro de Processos Seletivos da UFPA. A impressão do documento já está disponível no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br .


O cartão de inscrição ou de renovação de inscrição é o documento que habilita o candidato a realizar as provas e garante o acesso dos estudantes às unidades escolares onde é realizado o concurso. No documento constam, além dos dados pessoais dos candidatos, seu número de inscrição, a opção de língua estrangeira, o horário e o local de realização das provas. Para os estudantes que realizam a 3ª fase da seleção, o cartão contém ainda o nome do curso escolhido e se os candidatos concorrem ou não a vagas destinadas ao sistema de cotas.


“Antes os cartões continham o local de prova em que os candidatos deveriam fazer a primeira fase do processo seletivo, mas continuava válido até o final do concurso. Isso provocou erros de interpretação dos estudantes. Na segunda etapa do PSS 2009 cerca de cem pessoas se dirigiram a unidade escolar onde realizaram a primeira fase e não ao seu verdadeiro local de prova. Apesar, de como sempre, ao lado do nome dos estudantes aptos a realizarem cada fase estar expresso o nome e o endereço da escola onde ele fará a próxima etapa do processo seletivo”, explica Luiz Acácio Centeno, diretor do CEPS.


Imprimir um novo cartão de inscrição também é uma forma de observar em que condições o candidato realizará a 3ª fase. “Como entre a segunda e a terceira fase identificamos, por meio da documentação apresentada, se os candidatos que optaram pelo sistema de cotas estão aptos a concorrer como cotistas ou não, no cartão de inscrição estará também discriminado em que categoria o candidato estará concorrendo a uma vaga na universidade em 2009, ou seja, se a documentação de fato o habilita a concorrer como cotista ou não”, conta o coordenador do concurso.  


“Caso opte por utilizar o cartão antigo, é importante o candidato observar que não fará a última prova do processo seletivo no local indicado no cartão. Neste caso, cada estudante que participa da seleção precisará verificar seu novo local de prova no Listão de candidatos aptos a realizar a terceira fase do PSS 2009 no site do CEPS (www.ceps.ufpa.br). O candidato que se dirige ao local de prova errado corre o risco de perder a prova porque pode não dispor de tempo suficiente para se deslocar até o local correto”, comenta o diretor do Centro de Processos Seletivos da UFPA.


Para ter acesso ao local de prova, será exigido do candidato a apresentação do cartão de inscrição (ou renovação de inscrição) e de um documento original de identificação oficial que podem ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho e previdência social, a carteira de habilitação, o passaporte, o certificado de reservista das forças armadas, a carteira de identificação militar ou a carteira de conselho de classe. 


ATENDIMENTO:


Desde a última segunda-feira, 26 de janeiro, a secretaria do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS) funciona na Escola de Teatro e Dança da UFPA. “Durante a realização do Fórum Social Mundial, sediado no Campus do Guamá, optamos por nos transferir, temporariamente, para não prejudicar os candidatos”, explica o diretor do CEPS. 



Nesse período, os estudantes que participam do PSS devem se dirigir à ETDUFPA, localizada na Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 820, esquina com a Avenida Jerônimo Pimentel, próximo à Praça Brasil; ou entrar em contato pelos telefones:  4104-4697, 4104-4698, 4104-4699, 4104-6597 e 4104-6598.


Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação Institucional
Foto: Mácio Ferreira
 

Publicado em: 25.01.2009 19:05