3ª e última fase do PSS 2009 transcorre de forma tranquila
Foi de forma tranquila que transcorreu a terceira e última fase do Processo Seletivo Seriado (PSS 2009) da Universidade Federal do Pará, realizada na manhã do dia 1º de fevereiro, domingo. A etapa aconteceu em 23 municípios do Estado e ainda no Distrito de Icoaraci, das oito da manhã à uma da tarde. 15.169 candidatos realizaram a prova composta por 45 questões de múltipla escolha e por uma redação. Este ano, a UFPA oferta 5.362 vagas, sendo 3.332 na capital e 2.030 no interior do Estado.
Locais de prova - A última prova do Processo Seletivo foi realizada em 12 unidades escolares na Região Metropolitana de Belém e em outras 27 escolas localizadas no interior do Estado. A descentralização deveu-se ao fato de a Cidade Universitária José da Silveira Netto estar sediando o Fórum Social Mundial. Luiz Acácio Centeno, diretor do Centro de Processo Seletivos da UFPA (CEPS), explica que os locais de prova ,em Belém, foram distribuídos ao longo da Avenida Almirante Barroso, da Avenida José Malcher e do bairro Batista Campos. Em Belém, os treze candidatos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE) fizeram a prova da 3ª Fase na Escola Estadual José Álvares de Azevedo.
Hospitalizados - O CEPS registrou apenas um pedido de candidato hospitalizado, internado no Hospital Beneficente Portuguesa, onde fará a prova acompanhado por fiscais.
Faltosos - Segundo o CEPS, 422 candidatos faltaram à prova em todo o Estado, representando 2,78% do total de inscritos. No interior, foram 164 faltosos (3,81%). Em Belém, foram contabilizados 258 faltosos, equivalentes a 2,37% do total. “Como podemos observar, o percentual de faltosos está dentro do esperado e os números estão próximos aos do ano passado quando registramos 417 faltosos, equivalentes a 2,75% do total de inscritos”, analisa Luiz Acácio Centeno, diretor do CEPS.
Demanda por curso - Do total de candidatos que concorrem a uma vaga no PSS 2009, 9.434 (62,19%) são oriundos de escolas da rede pública e os outros 5.735 candidatos (37,81%), da rede privada de ensino. 10.860 candidatos (71,59%) concorrem às vagas ofertadas para os cursos da capital e 4.309 (28,41%), às vagas ofertadas nas faculdades dos campi e núcleos da UFPA, no interior do Estado.
Cursos mais concorridos entre não cotistas Candidatos por vaga |
Cursos mais concorridos entre cotistas Candidatos por vaga |
Comunicação Social/Jornalismo: 6,73 |
Serviço Social - noturno: 4,95 |
Comunicação Social/Publicidade: 6,10 |
Comunicação Social/Jornalismo: 4,80 |
Bacharelado em Ciências Biológicas: 6,07 |
Comunicação Social/Publicidade: 4,40 |
Eng. de Minas e Meio Ambiente (Marabá): 5,80 |
Ciência da Computação: 4,39 |
Sistemas de Informação (Santarém): 5,73 |
Serviço Social – matutino: 4,35 |
Licenciatura e Bacharelado em História: 5,44 |
Educação Física - matutino: 4,26 |
Está disponível no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA – CEPS (www.ceps.ufpa.br) a lista completa com a demanda definitiva por curso, separadamente para cotistas e não-cotistas.
Provas e gabaritos - As provas e o gabarito estarão disponíveis no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), a partir das 14h30, de hoje, dia 1º de fevereiro de 2009. A coordenação do concurso informa que a divulgação do resultado final está prevista para antes do carnaval.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional
Foto: Mácio Ferreira
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária