Educação a distância pode ser um bom caminho para o ensino
Texto: Alan Araguaia, estagiário da Agência de Notícias da UFPA
Um número cada vez maior de pessoas tem encontrado dificuldades para frequentar as salas de aula, devido a uma série de fatores, dentre eles a falta de recursos humanos e financeiros no sistema educacional brasileiro, em especial na rede pública, além das limitações no que se refere ao aporte na estrutura física. Esse é um problema que só será resolvido com investimentos massivos em educação, o que não se espera em curto prazo. Nesse contexto, a educação a distância surge como uma alternativa para atender a demanda excluída do ensino presencial. Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, o objetivo social de democratizar a educação tem sido a principal motivação para o crescimento da educação a distância. “Antes de tudo, educação a distância é educação, logo deve ser vista como uma modalidade educacional de qualidade, não como uma medida emergencial inferior ao ensino presencial”, afirmam as professoras Marianne Eliasquevici e Nazaré Fonseca, da Secretaria de Educação a Distância (Sead) da UFPA. Elas lançam hoje o livro “Educação a distância: orientações para o início de um percurso”, com o apoio da Sead e do Ministério da Educação (MEC).
Segundo as autoras, “o livro surgiu da necessidade de atender os professores que estavam envolvidos nos projetos de licenciatura a distância da UFPA”. Ele é uma compilação da literatura que trata sobre o assunto, associada à experiência das autoras, que assessoram os diversos projetos de educação a distância da UFPA. A universidade tem um programa de educação a distância desde 1992, e hoje oferta cursos em níveis de graduação, especialização, extensão e livres. Marianne Eliasquevici e Nazaré Fonseca esperam que o livro contribua para a ampliação dos projetos que utilizem a modalidade de educação a distância em suas diferentes possibilidades, bem como difundir a um maior número de pessoas o que é educação a distância e de que forma pode ser utilizada.
A ampla divulgação dos benefícios, características e finalidades da educação a distância é, na visão das professoras, o melhor caminho para que “a modalidade receba o respeito devido”. Elas lamentam o preconceito que ainda há em relação aos cursos a distância, o que classificam como infundado. “Existem muitos cursos de qualidade, principalmente os oriundos de instituições públicas. Inclusive ocorrem situações em que os alunos do ensino presencial recorrem ao material da educação a distância devido à qualidade apresentada”.
“Investir em educação a distância é o caminho para o futuro da educação”, defendem as professoras. Elas chegam a essa conclusão por não acreditarem em uma solução breve para o problema da falta de vagas no sistema educacional convencional. “Afinal, da forma que vem sendo encaminhada a política de investimentos em educação no Brasil e principalmente a situação do ensino público, fica difícil prever melhorias”.
O livro “Educação a distância: orientações para o início de um percurso” terá distribuição gratuita na Sead, que fica nos altos da Biblioteca Central da UFPA. O lançamento é hoje, às 18hs, no Hall de Exposição Silveira Neto (Biblioteca Central).
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária