Acordo fortalece relações do Hospital Bettina com grupo hospitalar do Rio Grande do Sul
Garantir a troca de experiências nas áreas do ensino, pesquisa, assistência e da capacitação de servidores. Essa é a essência do acordo de cooperação técnica e científica, assinado entre o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), do Rio Grande do Sul.
O acordo foi assinado na última sexta, 30, durante solenidade no Auditório do Hospital Bettina, e contou com a presença da diretora superintendente do GHC, Jussara Rosa Cony; de mais dez representantes do GHC; além das participações do diretor do HUBFS, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira; do diretor acadêmico, Pedro Paulo Piani e de uma equipe de profissionais do Hospital Universitário Paraense.
Paulo de Tarso disse que o acordo permitirá uma troca de conhecimentos por meio de estágios de graduação e pós-graduação e cooperação técnica e científica entre essas duas instituições vinculadas, integralmente, ao Sistema Único de Saúde (SUS). Fortalecer a transmissão de conhecimentos científicos para alavancar melhores serviços públicos para a população e contribuir para ampliar a gestão dos hospitais universitários são passos importantes que consolidamos neste convênio”, destacou o diretor.
O diretor acadêmico, Pedro Paulo Piani, disse que a parceria terá a duração de três anos e representa uma oportunidade de aprimoramento para ambas as partes. “O Grupo Hospitalar é 100% SUS. A Instituição é composta por quatro hospitais e mais 12 Unidades de Saúde Comunitária em Porto Alegre. É uma referência de modelo de gestão e assistência. Esse intercâmbio é fundamental para o Hospital Bettina, que desenvolve um trabalho de reconhecimento nacional em oftalmologia, otorrinolaringologia e desenvolvimento infantil. As primeiras atividades a serem realizadas serão as transmissões de telemedicina, por meio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute)”, esclarece.
A ‘Rute’ é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). “A rede é uma iniciativa que visa a apoiar o aprimoramento da infraestrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários, bem como a promover a integração de projetos entre as instituições participantes, além de ser um forte instrumento de racionalização de distâncias e socialização de conhecimentos”, destacou o gestor paraense.
Para a superintendente do GHC, Jussara Cony, a assinatura do acordo ocorre no período do Fórum Social Mundial (FSM) e é de suma importância. “Nós vivemos um momento histórico. Buscamos um novo modelo de desenvolvimento, de produção e sustentabilidade do planeta. Assinar o acordo ajuda a construir um mundo melhor e fortalece a saúde pública. Os extremos brasileiros, o norte e o sul, unem-se pela transformação da saúde e para a construção de um SUS coletivamente”, ressaltou Jussara.
O evento terminou com a entrega de duas produções bibliográficas aos gestores do Grupo Hospitalar Conceição. O livro “Desigualdade Regional e o Território da Amazônia”, do diretor Paulo de Tarso de Oliveira, e o artigo “Construção de saberes em saúde: O tema da saúde da população negra nos documentos oficiais de 1995 a 2005”, de Pedro Paulo Piani.
Texto: Assessoria de Comunicação do Hospital Bettina Ferro de Souza
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária