Centro de Memória da Amazônia lança site
O site do Centro de Memória da Amazônia já está disponível com informações sobre os acervos, as publicações, as normas de acesso e o cadastro para pesquisadores, entre outras informações para a comunidade.
Criado no ano de 2007, por meio de um convênio entre a UFPA e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, o espaço abriga a vasta documentação de natureza civil e criminal que integrava o arquivo inativo do TJE. São documentos do final do século XVIII até 1970, que versam assuntos variados da sociedade paraense, como questões religiosas e familiares, transações comerciais, conflitos fundiários, além de migração e imigração na Amazônia.
O acervo do Centro de Memória da Amazônia também contempla farta documentação sobre a presença do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição na região amazônica. “A proposta é estabelecer, no Centro, uma política patrimonial que valorize a memória enquanto cidadania, por isso o espaço está aberto à sociedade de um modo geral e não só à comunidade acadêmica. Nosso foco de ação também está voltado para as crianças da rede pública de ensino, porque queremos formar pessoas que entendam a importância de se preservar o passado”, ressalta o historiador Otaviano Júnior, coordenador do Centro.
O Centro de Memória da Amazônia está instalado no antigo prédio que abrigava a Gráfica da UFPA, no bairro do Reduto, em Belém. Qualquer pessoa pode agendar uma visita ao espaço.
O novo site tem o seguinte endereço: www.ufpa.br/cma
Serviço:
Centro de Memória
Contatos: Travessa Rui Barbosa 491, CEP 66053 -260
Fones: 3252 2843
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária