Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Musical relembra antigas marchinhas de carnaval

Em homenagem aos carnavais de outrora, a Escola de Música da UFPA (EMUFPA) apresenta o espetáculo “Ô Abre Alas: Um Resgate dos Antigos Carnavais”. Sob a direção da Prof.ª MSc. Ana Maria Souza, o grupo dos Cantores Contemporâneos promete embalar o público com um repertório rico em marchinhas de baile e músicas dos carnavais do início e do final do século passado. O musical foi apresentado em diferentes locais de Belém nos dias 15, 17, 18 e seu último momento será nesta sexta, 20 de fevereiro.


O grupo, que completou 20 anos em 2008, conta com uma equipe de 12 cantores, 10 músicos, além de cenografia, produção, figurino e adereços. Originalmente, o grupo é chamado de Coral Helena Coelho Cardoso e foi criado pela Prof.ª Ana Maria Souza em 1987. “O grupo aplica a interdisciplinaridade, integrando o Canto Coral a recursos cênicos e expressão corporal, com objetivos de desenvolver a interpretação musical dos coralistas”, afirma integrantes do coral. 

 

O público poderá relembrar as tradicionais marchas rancho, marchinhas, sambas e sambas-enredo nacionais e paraenses. No repertório, sambas das principais Escolas paraenses, como o “Rancho Não Posso me Amofiná” e “Quem São Eles”. Assim como letras e músicas de João de Jesus Paes Loureiro, Simão Jatene, a famosa “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso e o 1º samba oficial brasileiro: “Pelo telefone”.

 

“Com a invasão dos trios elétricos baianos no período carnavalesco e fora dele com as carnafolias, os brasileiros, aos poucos, perderam de vista os belos e alegres carnavais que existiam nos bairros das grandes cidades e nos salões dos clubes sociais. As tradições ficaram na lembrança, nos sebos, nos vídeos e em antigos jornais em bibliotecas que guardam a história do carnaval brasileiro”, justificam os organizadores do espetáculo.

 

Nesta sexta, 20/02, o Theatro da Paz será palco do evento, assim como aconteceu no dia 15/02, com as comemorações dos 131 anos de existência do Theatro. No dia 17/02, a apresentação ocorreu no Teatro Margarida Schivasappa e no dia 18/02, no Teatro Waldemar Henrique.

 

Texto: Andrea Mota - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 13.02.2009 16:24