Hospital Bettina homenageia médicos residentes
Promover o acolhimento dos seis novos médicos residentes que passarão os próximos três anos no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e homenagear os quatro médicos especialistas em otorrinolaringologia e oftalmologia que deixam a Instituição e seguem as suas carreiras profissionais no mercado de trabalho. Esse é o objetivo da cerimônia pública de Conclusão das Residências Médicas em Otorrinolaringologia e Oftalmologia que acontece na próxima quinta-feira, 19 de fevereiro, às 11 horas, no Auditório Rio Guamá (prédio do CAPACIT), Campus Básico da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A cerimônia contará com as presenças do reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello; da vice-reitora da UFPA, Regina Feio; da secretária estadual de saúde, Laura Rossetti; da secretária municipal de saúde, Regiane Jatene; do diretor geral do Hospital Bettina, Paulo de Tarso de Oliveira; do chefe do serviço de otorrinolaringologia, José Cláudio Cordeiro; do chefe do serviço de oftalmologia, José Oliveira Braga; do diretor do Hospital Universitário João de Barros Barreto, Luiz Alberto Rodrigues de Moraes; e do diretor do Núcleo de Medicina Tropical, Luís Carlos da Silveira, além da presença de familiares dos médicos residentes e de gestores do Hospital Universitário. Durante a recepção e as homenagens, os médicos residentes serão agraciados com uma placa de agradecimento pelos serviços públicos prestados à população.
Para o diretor acadêmico do Hospital Bettina, Pedro Paulo Pianni, a cerimônia é um marco importante para a Instituição. “Estamos fechando mais uma etapa de especialização desses profissionais. Os novos médicos residentes seguem para o mercado de trabalho visando dar continuidade às suas carreiras profissionais. Todos os conhecimentos adquiridos nas áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia, por meio dos serviços públicos disponibilizados na Instituição, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foram determinantes para os excelentes trabalhos prestados à população paraense. São profissionais competentes, cidadãos e dedicados. Muito temos a agradecer”, elogia.
Pianni diz, ainda, que as experiências profissionais adquiridas com as residências médicas resultaram em grandes alegrias que fortaleceram a Instituição como uma referência em saúde pública na região. “Em 2009, disponibilizamos seis vagas, sendo três para oftalmo e três para otorrino. O concurso para o Programa de Residência Médica de 2009 teve a inscrição de 62 candidatos, sendo 30 para otorrino e 32 para oftalmo. Dos 62 inscritos, 56 médicos realizaram uma prova geral e objetiva sobre os conteúdos de medicina geral. Dos 56, 19 foram classificados para a prova prática de cada especialidade. Dos 19 classificados, três de cada área foram aprovados e exercerão a residência médica até 2011, além de participarem de cursos intensivos em módulos e especializações na Escola Paulista de Medicina, na Universidade de São Paulo (USP) e na Santa Casa de São Paulo. Todo o trabalho da seleção foi coordenado pela Comissão de Residência Médica do Hospital, sob a responsabilidade do médico otorrinolaringologista Cláudio Acatauassu”, informa.
Texto: Assessoria de Comunicação do HUBFS
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária