Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Clube de Ciências da UFPA seleciona professores-estagiários

Estudantes de licenciaturas da UFPA podem ser professores-estagiários do Clube de Ciências (CCIUFPA). As inscrições vão até o dia 22 de fevereiro e estão sendo feitas por meio do preenchimento de um formulário disponível no site da unidade. Os interessados devem estar matriculados a partir do 3º semestre de seus respectivos cursos. Quem quiser trabalhar no Clube pode esperar uma grande experiência de ensino-aprendizagem.

 

Os alunos selecionados vão participar de um seminário de iniciação docente, quando lhes serão apresentados os métodos e atividades que CCIUFPA utiliza. A partir dessa preparação, estudantes de graduação serão divididos em grupos e vão para a sala de aula, aos sábados, como professores para ministrar aulas de ciências para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

 

“Muito além de tentar fazer com que os alunos memorizem conceitos e fórmulas, os professores devem atuar no sentido de estimular o pensamento, desenvolvendo no aluno uma postura reflexiva, questionadora e investigadora, não de passiva aceitação do que é estabelecido como verdade”, acredita o professor Jesus Brabo, coordenador do CCIUFPA.

 

As equipes de professores-estagiários são formadas, preferencialmente, por estudantes de licenciaturas diferentes, a fim de possibilitar a formulação de atividades interdisciplinares. Ao longo da semana, eles trabalham, no mínimo, dez horas pesquisando e planejando as aulas dos sábados.

 

Iniciação Científica

 

Se por um lado, ser professor-estagiário é uma grande experiência para os estudantes de graduação, por outro, os encontros de fim de semana são ricas oportunidades para alunos do Ensino Básico. Eles se inscrevem no Clube de Ciências como sócios-mirins e podem participar das aulas aos sábados. Para se associar ao Clube, basta ser aluno de qualquer série dos Ensinos Fundamental ou Médio, seja da rede pública ou particular.

 

Este ano, serão formadas oito turmas de trinta alunos cada. As inscrições acontecerão no período de 16 a 20 de março e as aulas devem iniciar no dia 28 do mesmo mês. Além das atividades em sala de aula, os alunos terão a oportunidade de participar de excursões, gincanas científicas e projetos de iniciação científica.

 

Em 2009, os professores-estagiários e sócios-mirins podem esperar muitas atividades, já que o Clube de Ciências completa 30 anos. Segundo o professor Jesus Brabo, muitos projetos vêm por aí.

 

Programação

 

“Continuaremos com as aulas de sábado. No meio do ano, faremos a Gincana Científica 2009. No final do ano, a Exposição de Trabalhos dos sócios-mirins. Além disso, realizaremos várias oficinas livres para professores e licenciandos, exibiremos vídeos do projeto Curta Ciência e participaremos de eventos regionais e estaduais de divulgação e educação científica”, adianta o professor. Ele conta que também se trabalha a produção de um documentário e uma coletânea de textos para comemorar o aniversário da unidade.

 

E há muito o que se festejar, já que o Clube de Ciências, ao longo de três décadas, não só incentivou a iniciação científica como também aperfeiçoou as pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de ciências. Tanto que hoje existe o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e  Científica (NPADC), que oferece cursos de especialização, mestrado e doutorado na área.

 

“A iniciativa de criar um Clube de Ciência foi de uma turma de estudantes de licenciatura em Ciências Naturais, em 1979. À medida que o projeto fazia sucesso, surgiam demandas para formação de outros professores. Após um certo tempo, começamos a ministrar cursos para professores da rede pública de ensino. Gradativamente, a equipe foi se qualificando, aumentando e conseguindo recursos da UFPA e de agências de fomento. Hoje em dia, o NPADC já oferece curso de doutorado na área de Educação em Ciências, em que alguns docentes foram professores-estagiários ou trabalharam no CCIUFPA”, conta Jesus Brabo, que iniciou a carreira científica no Clube de Ciências da UFPA.

 

Serviço:

 

O CCIUFPA funciona em horário comercial de segunda a sexta-feira e, aos sábados, pela parte da manhã. Além das aulas para alunos do Ensino Básico, o Clube oferece assessoria pedagógica para professores, realiza eventos científicos e produz material didático.


Tel: 3201-7642 (ramal 25)


E-mail: brabo@ufpa.br


Site: http://www3.ufpa.br/cciufpa/


Texto: Suzana Lopes - Assessoria de Comunicação Institucional

Publicado em: 17.02.2009 19:09