Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA é ampliado

O Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA (NTPC), que funcionava junto ao prédio pertencente ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), tornou-se independente desde o dia 8 de janeiro. O novo prédio da Unidade já está sendo concluído e localiza-se no Campus Básico 1, ao lado do 2º portão da UFPA.


“Antes, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia era vinculado ao IFCH. Com a criação do Núcleo, passamos a nos filiar a esse Programa de forma independente. Os professores são filiados diretamente à nova Unidade”, explica o professor do Programa de Pós-Graduação do NTPC, Olavo de Faria Galvão. Segundo ele, a previsão para o funcionamento do novo prédio é no mês de maio de 2009.


"Essa é uma proposta acadêmica fundamentada na Psicologia, mas relacionada a todas as outras ciências que se voltam para os estudos sobre o comportamento humano, em uma proposta interdisciplinar. Essa Unidade da UFPA inicia com uma vantagem fundamental: um corpo docente que é referência nacional em pesquisas nessa área”, elogiou o reitor Alex Fiúza de Mello, logo após a aprovação da criação do novo Núcleo pelo Conselho Superior da Universidade.


Olavo de Faria Galvão revelou que a maior parte dos professores do Programa de Pós-Graduação está fazendo parte dos grupos de pesquisas nacionais, que se reúnem, bianualmente, na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação de Psicologia. “Algumas produções científicas do Núcleo são aceitas em revistas de boa qualidade, lidas nacional e internacionalmente”, informa o professor.


“Outro índice de que somos referência nacional é a quantidade de artigos que recebemos dos editores das revistas para fazermos a análise com vistas à publicação”, completa Faria Galvão.


Segundo ele, o Núcleo tem caráter multidisciplinar, ou seja, várias áreas do conhecimento estão participando dos projetos de pesquisa. “Há 2 professores do ICB, que trabalham com comportamento, mas têm uma abordagem biológica, atuando no Programa de Pós-Graduação. Há, também, uma professora da Faculdade de Psicologia que tem projetos dentro dos hospitais e trabalha com prevenção e tratamento de diabetes. Existem, inclusive, alguns projetos que estão ligados às áreas da educação, da pedagogia e da educação especial”, afirma.


Atualmente, o NTPC é composto por 22 professores e conta com uma média de 30 projetos desenvolvidos. Já o Programa de Pós-Graduação conta com 19 docentes. A ampliação do Núcleo contribuirá para um melhor atendimento à comunidade.


Para o professor, o Núcleo é muito relevante para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa à universidade. “O comportamento foi colocado na universidade ocidental como uma questão de estudo muito importante, porque é pelo comportamento que o ser vivo entra em relação com o ambiente dele e resolve uma série de problemas humanos. Então, existem aspectos do comportamento que são cruciais para a sobrevivência, para a estrutura social e para o desenvolvimento saudável”, conclui.


Texto: Tatiara Ferranti- Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Mácio Ferreira   

 

Publicado em: 26.02.2009 15:30