IG oferece curso para formação de profissionais em Mineração
A indústria mineradora no país vem crescendo. Entretanto, mesmo com a expansão do setor, o Brasil apresenta uma carência de profissionais aptos às frentes de lavra e engenheiros de minas. Pensando nisso, o Instituto de Geociência (IG), da UFPA, em parceria com pesquisadores, professores de outras Instituições de ensino superior, o Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA/PA) e a Associação Profissional dos Geólogos da Amazônia (APGAM), oferecem o I Curso de Especialização à distância em Lavra e Tecnologia Mineral.
Destinado a graduandos de Geologia e Engenharia, a especialização foi criada para, além de atender a demanda do mercado minerador, fortalecer os laços entre a academia e o setor produtivo-profissional. “Existe um mercado muito promissor para o acolhimento dos profissionais que se formarem nesse curso de especialização, concebido exatamente para atender um segmento de mercado carente de profissionais especializados”, assegura o Coordenador do Curso de Especialização, Prof.º Francisco de Assis Matos de Abreu.
Devido à necessidade de suprir a demanda deste segmento, o curso será oferecido pela modalidade à distância, associado a um programa extenso de visitas técnicas e a um acompanhamento de profissionais experientes, como conteudistas e tutores. Segundo o coordenador do curso, mesmo que se acelere a abertura de novos cursos para a formação de profissionais nesta área, levará tempo para a chegada dessa mão-de-obra no mercado. O curso conta com o apoio da Caixa de Pecúlio dos Profissionais do Sistema CONFEA-CREAs (MUTUA), o Governo do Estado do Pará, Prefeituras Municipais, Empresas de mineração, tais como a VALE, CIBRASA, Santa Mônica, Rio Capim e outras.
Especialização: O curso oferece 400 vagas e tem duração de 18 meses, totalizando 620 horas, divididas em módulos quatro módulos práticos e teóricos, que são: conceitos básicos; lavra; conhecimentos complementares; disciplinas optativas e ao final, elaboração e defesa de monografia. O corpo docente terá a colaboração de profissionais de todo o país e das diferentes áreas de conhecimento, que estão direta ou indiretamente envolvidas na atividade mineradora.
O objetivo é capacitar e atualizar profissionais da área quanto às inúmeras modalidades da prática mineradora, tais como: planejamento de lavra, técnicas de lavra de minas, avaliação e gestão de projetos, entre outros. A novidade deste curso se refere ao novo panorama de utilização mais racional dos solos, que consistiria numa “tendência nacional no que se refere ao disciplinamento da chamada ‘Mineração Social’ e ‘Controle Ambiental’, que consiste na exploração com o menor impacto possível, dos materiais de uso na construção civil: barro, areia, seixo, brita, etc.”, conclui o Coordenador.
O investimento do Curso é de R$ 6.300,00 (seis mil e trezentos reais) ou 18 (dezoito) parcelas de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais).
Para mais informações: Secretaria do LTM - 32017619 (fone / fax) ou 30837479 ou acesse o site
http://aedi.ufpa.br/ltm/index.php?pag=principal
Texto: Andrea Mota - Assessoria de Comunicação Institucional UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária