Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Espaço resgata memória e história da UFPA

Resgatar a memória e a história da Universidade Federal do Pará. Com esse objetivo, o Museu da UFPA (MUFPA)  está montando a sua Sala de Memória, espaço criado durante a comemoração dos 50 anos de fundação da Universidade e que foi totalmente restaurado para ser aberto à visitação pública. A previsão é de que a sala esteja com acervo completo já no próximo mês de junho. Os planos são os de reunir toda uma coleção de objetos que faça referência ou que tenha feito parte de algum momento vivenciado na ou pela Instituição.

 

A Sala de Memória dispõe de um espaço para reuniões onde estão as cadeiras da primeira congregação do Conselho Universitário. O espaço dispõe, ainda, de uma antessala onde se encontram medalhas e objetos antigos, que pertenceram à UFPA, como louças em cerâmica com o timbre da Instituição, medalhas de mérito e fotografias antigas, adquiridas por meio de doações de antigos funcionários, professores e ex-reitores que, um dia, vivenciaram o cotidiano do território universitário. A ideia é reunir também as comendas recebidas pela Universidade e que atualmente estão guardadas no prédio da Reitoria da UFPA.

 

Há, ainda, o projeto de disponibilizar, no local, um acervo com a memória fotográfica da Instituição. O MUFPA já catalogou cerca de 400 fotos pertencentes ao arquivo da Assessoria de Comunicação Institucional e espera poder reunir muito mais material em álbuns temáticos para serem consultados pelo público. Para isso, o Museu também espera que pessoas que, por ventura, possuam fotos de momentos históricos da UFPA ou que conheçam suficientemente a história da Instituição, a ponto de poder identificar pessoas e lugares que tiveram destaque no contexto de fundação da Universidade, possam colaborar com doações ou com relatos orais. “Aqueles que não quiserem se desfazer de suas fotografias podem ficar tranquilos, pois nosso procedimento consiste em fazer uma cópia digitalizada do material que, em seguida, é devolvido ao proprietário”, explica Jussara Derenji, diretora do MUFPA.

 

Para completar o acervo, o MUFPA vai recolher, junto à Academia Amazônia, todo material audiovisual que faça referência histórica à Instituição, bem como os vídeos produzidos para o programa Minuto da Universidade, os quais serão disponibilizados em DVD. Além disso, o Museu também pretende relacionar todos os títulos de livros publicados pela Editora Universitária (ETDUFPA) e catalogar em um acervo eletrônico, em parceria com a Biblioteca Central da UFPA, os títulos de todas as teses e dissertações produzidas sobre a Universidade.

 

“A intenção é fazer com que o visitante encontre na Sala de Memória um espaço de representação que reflita a UFPA como um todo. Sabemos que a universidade, no Brasil, foi um fenômeno tardio, se compararmos, por exemplo, aos países de língua espanhola, cuja fundação das universidades remonta ao descobrimento de Colombo. Enquanto nesses países as universidades têm cerca de 150 anos, a UFPA tem apenas 50 e, ainda assim, é a mais antiga da Região Norte. Quando surgiu a necessidade de interiorizar os serviços da Universidade com a criação dos campi, ocorreu um fenômeno de descentralização territorial e ideológico do ambiente acadêmico que, de certo modo, afastou a comunidade da Instituição. A Sala de Memória, portanto, vem resgatar essa história e tentar proporcionar uma visão mais global e inteira sobre a UFPA de uma maneira atrativa e acessível”, define Derenji.

 

O espaço está sendo montado pela profa. dra. Rosângela Brito, que está finalizando mestrado em Museologia. A expectativa também é a de que o espaço desperte maior interesse por parte de escolas públicas e particulares, além dos professores de cursos da própria UFPA, em realizarem visitas monitoradas ou até mesmo aulas de Arte, Arquitetura e História nas dependências do Museu. “Mesmo sendo um espaço de visitação gratuita e rico em informação, o MUFPA ainda é muito pouco prestigiado”, conta a diretora. O projeto prevê, ainda, que a Sala de Memória seja utilizada em cerimônias oficiais ou em eventos importantes e de pequeno porte promovidos pela Universidade.

 

SERVIÇO

 

O Museu da UFPA (MUFPA) está situado na Av. Governador José Malcher, esquina com a Tv. Generalíssimo Deodoro, e é aberto ao público de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 17h; e das 10h às 14h, aos sábados e domingos. A entrada é gratuita. 


Quem tiver objetos, como louças e medalhas, além de fotografias, e deseje doá-los para o acervo da Sala de Memória pode comparecer ao Museu no horário de visitação ou entrar em contato pelos fones (91) 3224-0871 e 3242-8340.

 

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Foto: Alexandre Moraes

 

Publicado em: 02.03.2009 14:00