Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Campus de Castanhal leva esporte a comunidades carentes

Utilizar o esporte como uma ferramenta que permitirá a troca de saberes entre a universidade e a comunidade carente de Castanhal é o que pretende o Projeto “Esporte-Educação no Campus”, que começa este mês no município. A iniciativa é desenvolvida pela Faculdade de Educação Física do Campus Universitário de Castanhal (Cuncast) e faz parte da linha de extensão esporte e lazer.


Os 50 adolescentes participantes residem em bairros próximos ao Campus, Jaderlândia, Rouxinol e Milagre, onde a violência e a carência de infraestrutura imperam. Os jovens entre 08 e 14 anos praticarão modalidades esportivas, tais como, voleibol, handebol, basquetebol e futsal, que contribuirão como instrumentos de formação psicossocial e motora desses jovens.

 

O projeto objetiva desenvolver atividades de pesquisa (Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso) a partir da investigação das ações desenvolvidas durante a realização do mesmo, possibilitar discussões sobre a prática do esporte educação interagindo com as atividades de ensino da graduação (especialmente ao longo da disciplina Bases Teóricas e Metodológicas do Esporte) e tornar acessível às crianças e aos adolescentes a vivência do esporte enquanto instrumento de formação humana, estimulando o autoconhecimento, a autonomia e o entendimento racional do mundo.


O Projeto tem duração de dez meses e cada um dos quatro esportes será realizado em um período de setenta e cinco dias (aproximadamente dois meses e meio). Segundo o professor Daniel Pires, coordenador do Projeto, o curso é importante tanto para a questão institucional quanto para a social. “Percebe-se a relevância da vivência do ‘esporte-educação’ pelas comunidades periféricas do município de Castanhal, além de haver uma forte identificação do mesmo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC)”, comenta.


As atividades de “esporte-educação” serão ministradas três vezes na semana, na quadra poliesportiva do Campus Castanhal. Os participantes do Projeto serão divididos em duas turmas: a infantil, composta por crianças de oito a onze anos de idade e a turma infanto-juvenil, composta por adolescentes de doze a quatorze anos. As atividades de planejamento, avaliação e formação continuada serão desenvolvidas duas vezes na semana, no bloco de salas de aula do Cuncast.


No ano passado, o Campus de Castanhal ampliou sua estrutura física, passando a contar com ginásio poliesportivo e piscina semiolímpica. Esses laboratórios se juntam ao campo de futebol e ao Laboratório de Expressão Corporal, e dispõem de vários materiais didáticos inerentes à prática esportiva, tais como: bolas de borracha, bolas de futsal, de voleibol, de basquetebol, de handebol, de futebol de campo, cones, bastões, arcos, colchonetes e bombas para encher bolas.


Texto: Raphael Freire – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

Publicado em: 03.03.2009 14:48