Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Trote consciente arrecada duas toneladas de alimentos

Calouros 2009 participaram nesta terça-feira, dia 3 de março, da Aula Magna da Universidade Federal do Pará, que reuniu cerca de 3 mil pessoas no Ginásio de Esportes da Instituição. A programação iniciou-se às 9h. Os novos alunos conheceram o reitor e os prós-reitores da UFPA e, na sequência, ouviram a palestra “Universidade e sociedade: interagir saberes para fortalecer o compromisso social”, ministrada pela docente Edna Castro, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA).


Na entrada do Campus, os calouros participaram do “trote consciente”, doando quilos de alimentos não-perecíveis em troca de kits constituídos de folders, marcadores de texto com o Calendário Acadêmico, camisas, o manual do estagiário e o estatuto da UFPA. A equipe que coordenou a arrecadação informou, às 10h, que já tinha sido arrecadado uma tonelada e meia de alimentos, a serem divididas meio a meio e entregues, hoje mesmo, aos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto. 


“Já estávamos na estimativa de arrecadar duas toneladas de alimentos . Conseguimos bater o recorde dos anos anteriores, pois é a primeira vez que conseguimos ultrapassar uma tonelada. Os alimentos mais doados foram arroz, feijão e açúcar, mas, devido termos um quadro de alunos que também vivem situação de carência, recebemos alimentos como miojo e sal. Quanto a isso, não houve problemas, pois não fizemos distinção. O mais importante é que os alunos puderam exercitar a consciência da solidariedade e do compromisso social”, afirmou Waldilena Assunção, assistente social da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).


A programação foi aberta com a entrega do Prêmio Yamada de Incentivo à Educação aos alunos que ocuparam os dez primeiros lugares na classificação geral de aprovados no Processo Seletivo da Instituição em 2009.  Para Alan Dias Nakashima, que obteve o primeiro lugar geral da UFPA no curso de Engenharia Mecânica, a premiação demonstra o compromisso da Universidade em recompensar os verdadeiros esforços de quem se empenhou para alcançar o sonho da vaga no ensino público superior. “Estou vivendo uma experiência única. Eu esperava ser aprovado, mas não em primeiro lugar. Para mim, então, foi uma surpresa muito boa. Agradeço à UFPA pela recepção acolhedora e espero poder dar prosseguimento a essa nova etapa da minha formação profissional com o mesmo êxito”, afirmou.


Em seguida, todos os calouros presentes receberam as boas-vindas do prefeito da Cidade Universitária, prof. Luiz Otávio Motta Pereira, e do pró-reitor de Ensino de Graduação, Licurgo Peixoto de Brito, além do responsável pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), Anderson de Castro. Pronunciou-se, ainda, o reitor Alex Fiúza Mello, que destacou a importância do momento de acolhimento aos novos alunos. “Vocês são a razão de ser dessa Instituição e esse momento simboliza a nossa festa de acolhimento a todos vocês”, observou o Magnífico.


Alex Fiúza lembrou, ainda, que a universidade pública é uma conquista da sociedade brasileira e que precisa ser preservada, consolidada e avançada com a ajuda da própria sociedade. No caso da UFPA, há um diferencial: a Instituição deve ser bem cuidada, pois tem destaque internacional. “Não há nenhuma universidade em todo o trópico úmido com o porte da UFPA. Este é o maior centro mundial, na zona equatoriana, de produção de conhecimento e a instituição que possui o maior número de alunos matriculados em cursos de graduação e, por isso, o maior exemplo de democratização do acesso ao ensino superior de todo o país, uma vez que é a única com um projeto de interiorização no Estado que abrange nove campi em um moderno sistema de rede”, destacou.


O reitor não deixou de enfatizar o fato de que entrar numa universidade pública, que é mantida pelos impostos pagos pelo povo brasileiro, é uma grande responsabilidade. “Não se transforma o mundo, senão pelo conhecimento. Quero, neste momento, incentivar a todos vocês a assumirem o compromisso de cobrar qualidade de ensino e aproveitar para passar a mensagem: estudem, estudem e estudem... Só assim faremos da universidade um instrumento de transformação social”, finalizou. A programação da Aula Magna encerrou-se por volta das 10h com a apresentação da banda Sangerman, grupo formado por estudantes da UFPA, e de um DJ.


SEMANA DO CALOURO


Do dia 04 ao dia 06 de março, a recepção dos novos alunos da UFPA prossegue com a Semana do Calouro. Haverá programações independentes, organizadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos Centros Acadêmicos de cada faculdade. E para completar o clima de compromisso social, o momento de recepção dos calouros será oportunidade, ainda, para incentivar a doação de sangue. Nos próximos dias 19 e 20, no Campus da UFPA, ao lado do Ginásio de Esportes, estará uma unidade móvel da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará – Hemopa, que vai promover a campanha “Doe sangue, doe vida”. Mas a doação só poderá ser feita por calouros maiores de 18 anos, os quais, na ocasião, deverão apresentar documento oficial de identidade.  


Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Mácio Ferreira

 

Publicado em: 03.03.2009 15:25