Encontro debate pesquisas em Educação do Campo
Ocorrerá, amanhã (19), às 17 horas, no Auditório Setorial Básico II da UFPA, a Mesa-Redonda “Educação do Campo e Pesquisa”, com a presença da convidada Mônica Molina, professora e coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (UNB).
O evento é uma realização do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Rural da Amazônia (GEPERUAZ), integrado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA. Há seis anos, o Grupo realiza estudos e investigações sobre as políticas, os processos e as práticas educacionais que se desenvolvem no meio rural da Amazônia paraense.
O encontro pretende reunir todos os coordenadores de Grupos de Pesquisa envolvidos com a Educação do Campo no Pará a fim de debater a temática e fortalecer o ‘Movimento Paraense por uma Educação do Campo’. Haverá, também, o lançamento dos Anais e Caderno de Resumos do I Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará, ocorrido na UFPA, em maio de 2008.
Nessa ocasião, a professora da UNB também participou do encontro, que reuniu pesquisadores, estudantes, educadores, representantes do poder público e movimentos sociais do campo para tratar das experiências e resultados das pesquisas na área. O encontro revelou dados importantes para a educação no Pará. De acordo com o Cadastro do Diretório dos Grupos do CNPq, somente no Estado, são cerca de 14 grupos de pesquisa, que representam, no total, 162 pesquisadores e 95 estudantes-bolsistas envolvidos.
Desde que passaram a ter maior visibilidade na política nacional, os movimentos sociais e suas lutas têm gerado a curiosidade de muitos estudiosos no que diz respeito à investigação desse processo. Isso resultou em um tipo de produção acadêmica que vem assumindo grande proporção nas áreas de ciências humanas ou sociais, articulada às outras áreas de conhecimento.
Um fato que destaca esse processo no Estado é a criação do novo Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo no Campus Universitário de Marabá, aprovado no último dia 17. São oito as universidades que já oferecem esse curso: A UNB (Universidade de Brasília), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFS (Universidade Federal de Sergipe), UFRB (Universidade Federal Rural da Bahia), UNEB (Universidade Estadual da Bahia), UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas), UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) e UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Serviço:
Mais informações sobre a Mesa-Redonda na sala do GEPERUAZ, 1° andar do Instituto de Ciências da Educação - ICED/UFPA (Setor Profissional).
Contatos: (91) 3201-7572 (Falar com Lorena – Bolsista do GEPERUAZ).
Texto: Jacklene Carréra – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária