Barros Barreto oferece tratamento a portadores de hepatites virais

Texto: Assessoria de Comunicação do “Barros Barreto”

Muita gente ainda não sabe, mas o Hospital Universitário João de Barros Barreto integra ativamente o Programa Nacional de Hepatites Virais, disponibilizando diagnóstico e tratamento para pacientes portadores, principalmente, das hepatites B e C crônicas.
Com apoio do Laboratório Central da Sespa, o Ambulatório de Gastroenterologia e Hepatologia do hospital realiza o diagnóstico molecular das hepatites virais e assegura o tratamento dos pacientes, garantindo, inclusive, os medicamentos específicos, como Interferon peguilado, Lamivudina e Ribavirina, que estão disponíveis na farmácia do hospital. Tudo por conta do Sistema Único de Saúde (SUS).
Como o “Barros Barreto” é uma instituição de referência em doenças infecciosas, os pacientes com suspeita ou diagnóstico de hepatite B ou C são encaminhados por outras unidades de saúde tanto da capital como do interior do Estado, tendo suas consultas marcadas pela Central de Marcação de Consultas do SUS.
       Segundo a médica Ivonete Sandra de Souza e Silva, doutora em Gastroenterologia (Hepatologia) e coordenadora do Serviço de Hepatites Virais do hospital, quando o diagnóstico é confirmado para hepatite B ou C, os pacientes iniciam imediatamente o tratamento pelo tempo que for necessário. “O atendimento não se limita à assistência médica, pois, ao ser confirmado o diagnóstico, o paciente passa a receber atendimento integral, envolvendo uma equipe multidisciplinar, que inclui enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais”, explicou a médica.
       Ivonete Silva informou, ainda, que sendo o “Barros Barreto” um hospital de ensino, o Ambulatório de Hepatologia, com dois anos de funcionamento, além de prestar assistência aos pacientes, também é um excelente campo de pesquisa científica nessa área.
       Liga de Hepatites - Sob coordenação de Ivonete Silva, o hospital sedia a Liga de Hepatites Virais, que é um órgão do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, conduzido por alunos de Medicina e docentes da área. A liga tem como objetivo o atendimento de doadores de sangue que apresentaram sorologia positiva para os vírus da hepatite B ou C. Os pacientes são encaminhados pelo Hemopa e submetidos a exames para confirmação de diagnóstico e tratamento, se for o caso. Além do atendimento, a Liga de Hepatites Virais realiza atividades educativas dirigidas para pacientes, familiares e contactantes, informando e esclarecendo sobre a doença. Os pacientes encaminhados pelo Hemopa são atendidos às sextas-feiras, das 7h às 10h, no consultório nº 7 do Ambulatório Oeste do “Barros Barreto”.
       De acordo com Ivonete Silva, a Liga de Hepatites Virais também tem uma base sólida para o desenvolvimento científico, sobretudo na apresentação de trabalhos nos congressos como também participação pelos próprios alunos em projetos de pesquisa. Recentemente, foram aprovados dois projetos de pesquisa pela Sectam/Funtec. Um tem como tema Avaliação de Pacientes Co-infectados com Vírus de Hepatite mais HIV e o outro, Pesquisa de MBL nas Hepatites B e C, os quais estão sendo realizados em parceria com o Hemopa e Centro de Ciências Biológicas da UFPa.
Publicado em: 12.04.2005 11:37