Belém do Grão-Pará ganha nova edição

A Editora da UFPA e a Fundação Casa de Rui Barbosa, do Rio de Janeiro, relançam a obra Belém do Grão-Pará, de Dalcídio Jurandir, um dos maiores escritores paraenses, nesta sexta-feira, dia 15. A programação, que contará com duas mesas-redondas e coquetel de lançamento, acontece a partir de 17hs, no teatro Gasômetro, do Parque da Residência.
       Belém do Grão-Pará é o quarto romance do “Ciclo do Extremo Norte”, série em que Dalcídio traça um panorama da vida amazônica. O conjunto de sua obra recebeu, em 1972, o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL).
      No romance que está sendo relançado, o personagem Alfredo, protagonista da maioria das obras de Dalcídio, deixa o Marajó para estudar na capital paraense. O autor retrata a cidade decadente com o fim do ciclo da Borracha. Assim como Alfredo, Dalcídio Jurandir também nasceu no Marajó e veio para Belém estudar na juventude. Passou boa parte da sua vida no Rio de Janeiro.

Confira a programação do lançamento:
Mesa-redonda: 17 horas – Dalcídio Jurandir e o Ciclo do Extremo Norte
Participação: UFPA, UEPA e Unama