Programa do PSS será discutido com alunos e professores

Texto: Alan Araguaia, estagiário da Agência de Notícias da UFPA

A partir de amanhã (dia 5), professores de ensino médio das redes pública e privada e de cursinhos terão a oportunidade de conhecer os conteúdos programáticos previstos para o Processo Seletivo Seriado (PSS) de 2006. Será durante o evento “Conteúdos Programáticos do PSS-2006”, no qual a orientação teórico-metodológica dos programas será apresentada. A proposta dos conteúdos programáticos definida desde 2001 pela UFPA se inspira nas orientações preconizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) ao nível médio, considerando que eles devem promover “a formação geral, em oposição à formação específica, o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisa-las, seleciona-las, a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização”.
       A diretora do Departamento de Apoio ao Vestibular (Daves), Célia Brito, explica que “a reunião com os professores não é apenas para apresentar o programa, mas para que eles saibam de que maneira estão sendo tratadas as habilidades e competências para as provas desse ano”. A partir desse diálogo, “devem surgir contribuições que poderão ser utilizadas para o processo seletivo de 2007”, diz a diretora. Célia Brito, que também é professora de Língua Portuguesa, fará a exposição dos fundamentos teóricos e pedagógicos das provas nessa disciplina, e adianta que “a avaliação não se importará com aspectos descritivos e prescritivos da língua, pois se concebe que a linguagem se realiza no uso”. Ela acredita que desde 2003, quando foi instituído o PSS, o que se percebe é uma valorização do ensino médio, inclusive por parte dos órgãos governamentais. “Nas escolas públicas, muitas disciplinas já estão ofertando oficinas preparatórias, os professores se sentem mais estimulados”.
       Paulo Pamplona, professor de Filosofia em escolas pública e particular de Belém, avalia que “em nossa sociedade pragmática sempre estamos em busca de resultados. Os processos de seleção privilegiam aqueles que passam por um treinamento maior, o que não significa aprendizado”. Apesar de criticar essa tendência, o professor pondera que o PSS da UFPA apresenta um aspecto importante: “O aluno passa a ter responsabilidades desde cedo, são três anos para ir se dedicando”. Pamplona ainda se referiu à inclusão no processo seletivo das disciplinas Filosofia e Sociologia como bastante enriquecedora. “Esses conhecimentos são essenciais para que o país cresça politicamente, visto que é infantil nesse aspecto. É preciso que olhemos para nossas ações e instituições, para sermos verdadeiros cidadãos”.
       O evento “Conteúdos Programáticos do PSS-2006” acontecerá nos dias 5 e 19 de maio, das 8 às 12hs, no Auditório Setorial Básico I, campus universitário do Guamá. Professores e alunos de ensino médio e cursinhos estão convidados a participar.
Publicado em: 04.05.2005 12:25