Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Abertas as inscrições para submissão de projetos ao PAPIM

A Universidade Federal do Pará lançou, nesta semana, mais uma edição do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica – PAPIM. Docentes da Escola de Aplicação, da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), da Escola de Música (EMUFPA), das Faculdades com Licenciaturas, dos Programas de Pós-Graduação dos Institutos e dos Núcleos da UFPA que atuam na área de educação já podem submeter projetos de experimentação pedagógica a financiamento de recursos. O edital está disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).

 

O PAPIM tem como objetivo incentivar e apoiar o desenvolvimento de atividades e experimentos que acrescentem métodos e técnicas eficazes de ensino-aprendizagem na educação básica, educação profissional e educação superior por meio de disponibilização de recursos que possam financiar material de consumo e bolsas de estágio para estudantes de graduação e pós-graduação na iniciativa de desenvolver as ações de articulação entre os referidos níveis de ensino. As inscrições para a submissão de propostas estarão abertas até o próximo dia 8 de junho.

 

Esta é a segunda edição do PAPIM, que, em 2008, contemplou, apenas, projetos inscritos pela Escola de Aplicação da UFPA. De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, Licurgo Peixoto, o diferencial do PAPIM 2009 é, justamente, a ampliação de sua abrangência, pois, agora, também contemplará outras unidades, como a ETDUFPA e a EMUFPA. Outra novidade é que a segunda edição do PAPIM vai disponibilizar, para o financiamento de projetos, ao todo, a verba de R$400 mil, R$ 200 mil a mais do que no ano passado. Todas as informações sobre os recursos financeiros, entre outras, estão disponíveis no edital.

 

“O PAPIM é um instrumento muito forte de incentivo a investimentos e de  indução deles  em uma  área que muito necessita: a educação básica, um setor extremamente carente no Pará, a qual figura nos piores níveis em todos os indicativos brasileiros. A Escola de Aplicação da UFPA, por exemplo, ficou no 43º lugar com relação ao conceito de seus estudantes no Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM). Assim, esse edital vem fazer um alerta para esses problemas e estimular atitudes que possam solucioná-los”, afirma o professor Licurgo.

 

De acordo com o pró-reitor, outro grande diferencial do PAPIM 2009 é o alargamento de sua abrangência para atender, também, ao ensino profissionalizante, como os cursos ofertados, principalmente, pelo Instituto de Ciências da Arte (ICA), na área de teatro, dança e música. “Mesmo sendo uma universidade, a UFPA não tem compromisso apenas com o ensino superior. Nossa preocupação é com a qualidade da educação de forma geral, de modo que o PAPIM vem proporcionar investimentos no sentido de articular a educação básica, o ensino superior e o profissionalizante, atendendo a uma demanda que há muito estava reprimida”, conclui.

 

Para acessar o edital, clique aqui.

 

 

Texto: Jéssica Souza – ASCOM/UFPA
      

Publicado em: 07.06.2009 09:05