Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Livro propõe novas alternativas de desenvolvimento para a Amazônia

Você sabe que valor a Amazônia tem? Frente a tantos impactos ambientais que acorrem na floresta, já pensou em alguma nova alternativa de desenvolvimento para a Amazônia brasileira? É justamente isso que o livro “A Amazônia no século XXI: novas formas de desenvolvimento”, da professora da UFPA Violeta Refkalefsky Loureiro, vai propor. O lançamento será nesta sexta-feira, dia 5 de junho.


Na obra, a autora analisa e critica os modelos de desenvolvimento da Amazônia utilizados no passado e no presente, discute vários temas que simbolizam a região amazônica, que vão do agro-negócio à realidade dos ribeirinhos, índios, caboclos e negros. Porém, Refkalefsky propõe, principalmente, vias para que não se perpetuem os erros cometidos na maior floresta tropical do planeta. “A Amazônia precisa ser utilizada visando a novas formas de desenvolvimento, como a utilização do verde para o descobrimento de novos produtos, cosméticos e remédios”, enfatiza a professora. 

 

Violeta Refkalefsky Loureiro é socióloga. Fez Mestrado em Sociologia na UNICAMP/SP e Doutorado em Sociologia do Desenvolvimento na Université Paris. O presente livro resulta de um pós-doutorado realizado no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, Portugal.Segundo o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, que fez o prefácio da obra, “a publicação deste livro não podia ser mais oportuna(...) Trata-se de uma análise muito lúcida, histórica e sociologicamente informada”. 

 

            
A programação está sendo realizada pelo Instituto de Ciências da Arte da UFPA, pela editora Empório do Livro e pela Livraria Internacional SBS. O livro custa R$ 54,90 e estará disponível para a venda em várias livrarias de Belém e no dia do seu lançamento, que acontecerá a partir das 19h, no Instituto de Ciências da Arte da UFPA.

 


Serviço:

Lançamento do livro “A Amazônia no século XXI: novas formas de desenvolvimento”, nesta sexta-feira, dia 5 de junho de 2009, às 19 h,  no Instituto de Ciências da Arte da UFPA, localizado na Praça da República, s/nº, ao lado do Teatro da Paz.

 

Texto: Tatiara Ferranti – Assessoria de Comunicação da UFPA
                                                       


 

Publicado em: 01.06.2009 16:46