Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA sedia III Seminário Itinerante Franco-Brasileiro

Em sua 3ª edição, o Seminário Itinerante Franco-Brasileiro começa neste domingo, dia 7 de junho. Serão quatro dias de palestra, conferências e Grupos de Trabalho (GTs) em torno do tema “A Cidade e os Rios na História do Brasil: Identidade e Fronteiras”. A proposta do Seminário é discutir a relação das populações amazônicas com a dinâmica da urbanidade, no contexto da globalização. As discussões vão acontecer no Auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).

 

Desde 2004, o Seminário vem levando para diversas regiões do País o tema das cidades no Brasil. História, urbanidade nas regiões de fronteira, a relação dos grandes centros com os rios, a multiplicidade cultural das regiões e temas afins são motes do projeto. A 1ª edição do evento debateu as origens das cidades brasileiras, nascimentos e renascimentos no País. Na subseqüente, o tema propôs a reflexão sobre a relação da cidade com os rios.


Mas, de onde vem essa iniciativa? Desde 1996, as Universidades Federais de Goiás e Brasília, por meio de seus Programas de Pós-Graduação em História vêm mantendo cooperação acadêmica com as Universidade de Paris III – Sorbonne e La Rochelle – na França. Desde então, a parceria realiza intercâmbio de professores, realização de eventos nos dois países e publicação conjunta de livros.

 

O Seminário do dia 7 será aberto a professores, pesquisadores e alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados. Além das atividades em Belém, o Seminário seguirá para sua 2ª etapa em 2010, partindo de Macapá para as cidades de Mazagão, Ilha do Marajó e foz do rio Amazonas. As atividades irão acontecer sempre das 8h30 às 14h e das 14h às 18h. Informações e inscrições estão sendo feitas pelo sfbelem@ufpa.br. Confira a programação.

 

 

Serviço:

 


III Seminário Itinerante Franco-Brasileiro


Data: 7 a 12 de junho


Hora: das 8h30 às 14h e das 14h às 18h.


Local: Auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA)

 


Texto: Andréa Mota – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

 

 

 

 


 

 

 

Publicado em: 05.06.2009 13:50