Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Laboratório de Física Ensino inaugura novos espaços

A Universidade Federal do Pará inaugurou hoje a ampliação do Laboratório de Física Ensino, da Faculdade de Física, que passou, recentemente, por minuciosa reforma. O reitor Alex Fiúza de Mello e o professor Geraldo Narciso, diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), descerraram a placa de referência aos investimentos realizados. O Laboratório de Física Ensino é o espaço que sedia as aulas de Física Experimental e atende não somente à Faculdade de Física, como também aos demais cursos das Ciências Exatas (Química e Matemática), de Tecnologia (engenharias diversas) e de Geociências (Oceanografia e Geofísica).  

 


De acordo com o professor Victor Façanha, cerca de 1000 alunos utilizam o Laboratório, a cada semestre, em atividades decorrentes de disciplinas experimentais. Antes da reforma, o Laboratório funcionava com apenas 50% de todo o equipamento e espaço que possui agora, tendo tido sua estrutura física totalmente modificada. A verba destinada para tal somou cerca de R$ 1 milhão. “Os recursos foram angariados com todo o empenho pelo reitor Alex Fiúza e, principalmente, pelo professor Licurgo Peixoto, pró-reitor de Ensino e de Graduação”, informou o chefe do Laboratório.

 


Agora, o Laboratório de Física Ensino dispõe de duas salas de Laboratório Básico I; duas salas de Laboratório Básico II; uma sala de Laboratório Básico III; uma sala de Laboratório Especial para aulas de Física Moderna; e uma sala de Laboratório de Eletrônica Experimental. A inovação fica por conta do Laboratório de Física Computacional, que traz 20 computadores de última geração; um auditório com 50 lugares e mais dez gabinetes que deverão ser utilizados pelos docentes da Faculdade de Física para preparar aulas, corrigir provas e atender alunos.

 

“Mais do que os novos espaços, o mais importante é que os laboratórios estão recebendo equipamentos de ponta. Até então, ainda utilizávamos aparelhos da década de 70. Dessa feita, nossas aulas serão ministradas com mais qualidade e nossos laboratórios poderão ser comparados aos de qualquer universidade de referência no Brasil”, disse o professor Façanha. Já o reitor Alex Fiúza afirmou que são os resultados de investimentos como os feitos no Laboratório de Física Ensino que o fazem mais feliz ao término de sua gestão. “Saio mais feliz do que entrei e com a certeza de que Doutores + Bons Laboratórios = uma boa Universidade”.    

 


Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

Publicado em: 04.06.2009 15:02