Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA realiza Processo Seletivo Especial neste domingo, dia 07

Acontece neste domingo, dia 07 de junho, as provas do Segundo Processo Seletivo Especial 2009 da UFPA. 10.253 candidatos disputam 1.374 vagas distribuídas em 43 cursos de graduação a serem ministrados em 12 cidades do Pará, em uma média de 10.253 candidatos por vaga. Dos cinco cursos recém-criados pela Universidade, apenas Educação no Campo não está entre os mais concorridos.

 

O Processo Seletivo Especial oferta 294 vagas remanescentes do PSS 2009, 810 vagas com cota de 50% para professores da rede pública de ensino que ainda não possuem o ensino superior e outras 270 vagas exclusivas para professores ainda não graduados que atuam na rede municipal ou estadual de educação. Entre os três grupos de inscritos, a concorrência é mais alta entre os não-cotistas.

 

Os cursos mais concorridos entre os 770 cotistas inscritos são:

 

- 1º lugar: Biotecnologia, ofertado em Belém, com 9,47 candidatos por vaga;

- 2º lugar: Ciências Naturais noturno, ofertado em Cametá, com 5,50 candidatos por vaga;

- 3º lugar: Ciências Naturais noturno, ofertado em Belém, com 5,30 candidatos por vaga;

 

Os cursos mais concorridos entre os 10.253 não-cotistas inscritos são:

 

- 1º lugar: Biotecnologia, ofertado em Belém, com 82,27 candidatos por vaga;

- 2º lugar: Engenharia Industrial, ofertado em Abaetetuba, com 34,15 candidatos por vagas;

- 3º lugar: Museologia, ofertado em Belém, com 31,93 candidatos por vaga;

 

 

Os cursos mais concorridos entre os 984 docentes inscritos são:

 

- 1º lugar: Pedagogia, ofertado em Barcarena, com 5,13 candidatos por vaga;

- 2º lugar: Pedagogia, ofertado em Baião, com 4,35 candidatos por vaga;

- 3º lugar: Geografia, ofertado em Belém, com 3,03 candidatos por vaga.


 

O segundo concurso especial para ingresso na UFPA traz cinco cursos de graduação recém criados. Quatro deles aparecem nas listas de mais concorridos: Engenharia Industrial, em Abaetetuba; e os cursos de Biotecnologia, Ciências Naturais e Museologia, ofertados no Campus de Belém. Apenas o curso de Educação do Campo, em Marabá, não está entre os mais disputados. As novas graduações foram criadas com investimentos provenientes do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), do Ministério da Educação (MEC) – Governo Federal.

 

PROVAS: Os candidatos farão as provas no local indicado no formulário de inscrição. A avaliação será composta por uma redação de 20 a 30 linhas e por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez questões de matemática, 10 questões de língua portuguesa e quatro questões de cada uma das outras disciplinas, ou seja, história, geografia, física, química e biologia. O conteúdo programático para o concurso é o mesmo do Processo Seletivo Seriado 2009. Para consultá-lo, Clique aqui

 

A redação deverá ter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas e será avaliada em função do desempenho do candidato quanto ao tema/nível de linguagem, à coerência/coesão e às regras de escrita. As redações em desacordo ao estabelecido não serão consideradas pela banca examinadora que atribuirá, então, nota zero.

 

Os candidatos devem comparecer ao seu local de prova com caneta de tinta preta, seu cartão de inscrição e um documento de identificação oficial, original e com foto, como: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira de Habilitação, Passaporte, Certificado de Reservista das Forças Armadas ou Carteira de Conselho Superior de Classe.


 

Informações sobre o segundo PSE 2009

Data: 07/06/2009

Horário: 8 às 12 horas, horário de Belém

Local: Explícito no cartão de inscrição dos candidatos

Site: www.ceps.ufpa.br

Clique aqui e acesse o Edital e as retificações do Concurso

Telefones para informações: 3201.7266 / 3201.7622 ou 3201.8387.

 

 

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

Publicado em: 05.06.2009 12:00