Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Pesquisa e lançamento de livro resgatam cinema em Belém

       Texto: Fabrício Mattos, estagiário da Agência de Notícias UFPA
 
        Fala-se muito de Belém como uma das cidades precursoras do cinema no Brasil. No entanto, poucas pesquisas foram feitas relacionadas à sétima arte, com exceção dos trabalhos do crítico e pesquisador Pedro Veriano. É com esse caráter de ineditismo e chamando a atenção para este âmbito da cultura paraense que está sendo lançado em Belém o livro “Cinema na Amazônia: textos sobre exibição, produção e filmes”. O livro é resultado do projeto “Processos comunicacionais, cinema e identidade: subsídios para políticas culturais na Amazônia” do curso de Comunicação Social, que trata da questão da identidade amazônica no cinema. “É a primeira vez que há uma pesquisa em relação a esse tema. A intenção é trazer à tona um pouco da história e pensar o cinema contemporâneo”, afirma Relivaldo Oliveira, organizador do livro.
       O livro reúne também um acervo iconográfico com imagens de anúncios de cinema de 1910 e da década de 30, da inauguração do cinema Guarani e fotos do cinema Independência. Apresenta ainda documentos como o Manifesto da Geração Super 8 (escrito por Vicente Cecim em resposta ao sistema excludente e ao contexto social da época) e a nota de chegada do pioneiro do cinema no Pará, o espanhol Ramón de Baños.
      O projeto reúne em DVD uma série de entrevistas e seminários realizados com críticos e teóricos que tentam analisar a cinematografia amazônica. Também foram resgatados vários filmes de Vicente Cecim que serão distribuídos, juntamente com as entrevistas, às instituições que trabalham com a temática do cinema na região. São cinco kits com 12 DVDs cada.
       O livro é uma coletânea de textos de bolsistas do projeto (Rephael Silveira e Gláucio Lima), jornalistas (Relivaldo Oliveira e Keyla Negrão), um publicitário (Vicente Cecim) e um crítico de cinema (Pedro Veriano). O lançamento aconteceu no último sábado (7 de maio), no Núcleo de Artes da UFPA. Na ocasião, também houve o lançamento do Núcleo de Cinema, que objetiva ser um espaço de discussão sobre o tema, pretendendo dar continuidade aos objetivos do projeto.


 

Publicado em: 05.05.2005 17:00