Barros Barreto entrega obra física da Unidade de Oncologia
O diretor do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Luiz Moraes, realiza, nesta segunda-feira (29), às 9h, a entrega das obras físicas da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e da Unidade de Diagnóstico de Meningite (UDM). Serão disponibilizados, também, dois novos equipamentos de Raios-X microprocessados, um aparelho de Phmetria e outro de Manometria Esofágica, com a finalidade de melhorar o serviço de radiologia geral e de diagnóstico de doenças digestivas no Hospital.
A Unacon foi viabilizada por um protocolo de mútua cooperação entre o Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Universidade Federal do Pará (UFPA). A iniciativa faz parte do Projeto Expande, desenvolvido pelo Inca, assegurando assistência integral a pacientes portadores de câncer, com recursos humanos especializados, equipamentos e infra-estrutura hospitalar e de rede.
Apesar de não ser referência em atendimento de pacientes portadores de câncer, o HUJBB, há mais de 15 anos, vem se efetivando como Serviço de Cirurgia Oncológica, principalmente devido à grande demanda de pacientes que chegam ao hospital, motivados pela carência desse tipo de serviço no Pará.
Em 2003, por ocasião da assinatura do protocolo, estudos efetuados com base na Portaria Nº 3535/GM do Ministério da Saúde de 02/09/1998, apontavam que o Estado do Pará necessitava, para cobertura efetiva do atendimento oncológico, em torno de 11 unidades com serviços de radioterapia e 16 unidades com serviços de oncologia clínica, o que revelava a carência desse tipo de atenção. Seis anos depois, o quadro pouco mudou, pois até o momento, somente o Hospital Ofir Loyola (HOL) dispõe de serviço de radioterapia, sendo que a previsão é de mais três serviços, um na Unacon do Barros Barreto, um no Hospital Regional do Oeste, em Santarém, e outro no Hospital Regional de Tucuruí.
A Unacon do HUJBB vai oferecer os seguintes serviços: Ambulatório de Especialidades Clínicas e Cirúrgicas de Referência para a rede do SUS; Diagnóstico, Estadiamento e Seguimento dos Pacientes com Neoplasias; Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Radioterapia, Suporte Oncológico com Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Farmácia, Hemoterapia, Pronto Atendimento para as Emergências Oncológicas dos pacientes matriculados no hospital; Reabilitação e Cuidados Paliativos.
A construção da Unidade de Diagnóstico de Meningite é resultado de parceria entre o HUJBB e a Sespa e tem o objetivo de fazer o diagnóstico imediato de casos suspeitos de meningite, serviço que é realizado na Unidade da Pedreira, propiciando atendimento mais rápido aos casos confirmados de meningite, uma vez que o HUJBB já é o hospital de referência da doença.
A solenidade acontece no auditório do Hospital, com a presença de diversas autoridades, como o reitor Alex Fiúza. Na ocasião, haverá visita às instalações das Unidades.
Texto: Roberta Vilanova/HUJBB
Foto: Mácio Ferreira
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária