Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Revista Laterna recebe artigos para publicação

Artigos das áreas de Letras, Sociologia, Antropologia, História e Educação podem ser publicados na Revista Laterna, da Faculdade de Letras do Campus de Marabá. Professores e alunos podem enviar seus textos até o dia 02 de setembro para o e-mail nucleart_ufpa@yahoo.com.br. A publicação pertence ao Núcleo de Estudos Linguísticos Araguaia-Tocantins (NUCLEART) e está em sua terceira publicação.

 

Desde 2007, a Revista Laterna vem se constituindo como um espaço de divulgação das produções científicas de professores e alunos do curso de Letras do Campus de Marabá. Assuntos relacionados a estudos linguísticos e literários são o foco da publicação, entretanto, a Revista está aberta, também, à publicação de artigos de outras áreas que mantenham relação com os estudos da linguagem.

 

A Laterna é fruto dos esforços de professores do Campus que integram o NUCLEART. O Núcleo desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de linguística e literatura, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento científico, educacional, cultural e social de Marabá e região. Atualmente, o NUCLEART é coordenado pela professora Áustria Brito e conta com a participação de seis bolsistas.

 

Segundo a professora Nilsa Ribeiro, integrante do corpo editorial da Revista, o nome Laterna foi dado pelo professor Luiz Claudio, primeiro coordenador do NUCLEART e também idealizador da Revista. Laterna é uma variante linguística de lanterna, usada por falantes da Região Sudeste do Pará. Como o curso de Letras trabalha com estudo de variação linguísitca, a Revista traz à tona o uso da linguagem não padrão.

 

O projeto da Revista Laterna é financiado pelo Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT) e mostra que a pesquisa e a extensão são dimensões constitutivas do processo formativo do curso. “A Revista é uma importante contribuição para o Campus de Marabá, uma vez que se configura como espaço de diálogo permanente e necessário não apenas entre as diversas áreas do conhecimento, mas também entre os professores e alunos do curso de Letras de Marabá”, afirma Nilsa.

 


Para ver as normas editoriais do periódico, clique aqui


Serviço:

Os artigos devem ser enviados para o e-mail nucleart_ufpa@yahoo.com.br até o dia 02/09/09.


Texto: Raphael Freire – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

 

Publicado em: 03.07.2009 13:45