Prédio da Reitoria recebe nome de ex-reitor
Prédio Daniel Coelho de Souza. Assim se chama, agora, a Reitoria da Universidade Federal do Pará. O ato nominativo que homenageou o sexto reitor da Instituição (1981-1985) ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 30. A cerimônia foi realizada no hall da Reitoria, onde foi colocada uma placa com a foto de Daniel Coelho de Souza, lembrado por ter sido o primeiro reitor a ocupar o gabinete do prédio e por ter marcado a história da Universidade ao administrar o período de transição democrática da UFPA.
Foi na gestão de Coelho de Souza que se encerrou a época considerada a de maior pressão e controle nas universidades brasileiras, a da Ditadura Militar. De acordo com o atual reitor, Alex Fiúza de Mello, são biografias como essas que ajudam a construir a história da Instituição. “Este prédio simboliza o poder da Instituição. Daniel Coelho de Souza foi o reitor que, no poder, consagrou a história democrática da Universidade”, afirmou.
“Daniel viveu momentos tensos em que teve de lidar com a invasão do Campus por protestos e fez isso com tanto senso de democracia que chegou a ser homenageado pelo Diretório Central dos Estudantes”, lembrou Fiúza. Na ocasião da homenagem, estiveram presentes os familiares de Daniel Coelho, os quais receberam as congratulações, em memória, do então reitor.“Iniciativas como essa conferem rosto e alma, ou seja, identidade aos fatos de nossa história”, disse Frederico Coelho de Souza, professor da UFPA e filho do ex-reitor.
Outras ações recentes demonstram a preocupação da Instituição em manter, sempre viva, a memória de personalidades e de acontecimentos que marcaram o passado da Universidade. Além do prédio da Reitoria, também homenageiam nomes importantes da UFPA, a Cidade Universitária José da Silveira Netto, segundo reitor do Campus; a Biblioteca Central Professor Clodoaldo Beckmann; o Auditório do Centro de Convenções da UFPA, que, como espaço de reflexão e debate, recebeu o nome do filósofo e professor Benedito Nunes; e o Teatro Universitário Cláudio Barradas, um dos precursores da Escola de Teatro e Dança da UFPA.
Texto: Jéssica Souza – ASCOM/UFPA
Foto: Mácio Ferreira
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária