Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Prefeitura da UFPA conclui Plano Diretor da Cidade Universitária

A Prefeitura Multicampi da Universidade Federal do Pará, por meio de uma equipe multidisciplinar, concluiu, em junho deste ano, os fundamentos técnicos e teóricos para a elaboração do Plano Diretor Participativo da Cidade Universitária. O documento, destinado a promover o ordenamento territorial do Campus Belém, será entregue pelo atual reitor, Alex Fiúza, ao futuro gestor da Instituição, professor Carlos Maneschy.


O Plano Diretor definitivo realiza amplo mapeamento da situação do espaço físico atual, propondo soluções que garantam as necessidades dos usuários e as relações do Campus Universitário do Guamá com a cidade de Belém. Segundo o reitor, o documento representa um marco muito importante para a UFPA uma vez que, a partir de agora, a ocupação do Campus Guamá passa a contar com eixos norteadores e planejamento para o seu desenvolvimento físico.


O diagnóstico para a elaboração do Plano Diretor contou, preliminarmente, com um relatório inicial, produzido em maio de 2008, cujo objetivo era realizar uma leitura inicial da ocupação territorial da Cidade Universitária José da Silveira Netto. Nesse primeiro momento, foram diagnosticados, por exemplo, impactos físicos e ambientais no espaço urbanizado.

 

Posteriormente, um segundo relatório foi elaborado de modo a complementar as análises iniciais. Levantamentos e pesquisa de campo abordaram índices urbanísticos gerais, calculados por setores: Básico, Profissional, Saúde e Esporte. Para a primeira parte do documento, usuários foram ouvidos a respeito de suas impressões sobre a estrutura física da Cidade Universitária. Servidores, alunos, visitantes apontam deficiências infraestruturais como questões relevantes. A segunda parte levanta aspectos referentes à problemática físico-territorial do Campus Belém, destacando itens, como sistema viário; alagamento e drenagem; bosques e áreas de preservação; faixas de domínio de rios; manipulação de alimentos; descarga de resíduos; poluição sonora e visual.

 

 O prefeito do Campus, professor Luis Otávio da Mota Pereira, foi um dos coordenadores da elaboração do Plano Diretor, que teve importante participação da Faculdade de Arquitetura (FAU).  “O Plano Diretor Participativo da Cidade Universitária é um instrumento imprescindível para a expansão institucional e para os investimentos em melhorias físicas da UFPA, em Belém”, ressalta o prefeito. O trabalho será compartilhado com toda a comunidade universitária e, inclusive, com a equipe que assumirá a Reitoria em julho de 2009.

 

Texto: Ana Carolina Pimenta - Assessoria de Comunicação da UFPA 

Publicado em: 01.07.2009 11:06