Solenidade marca transmissão de cargo de reitor na UFPA
Começou, nesta sexta-feira (03), um novo capítulo da história da Universidade Federal do Pará. Foi realizada a transmissão do cargo de reitor ao novo representante da comunidade acadêmica, Carlos Edílson Maneschy. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções da UFPA com a presença de docentes, discentes, servidores, familiares e demais convidados. O espaço do auditório, com capacidade para 1000 lugares, ficou pequeno para a quantidade de pessoas que compareceram para prestigiar a cerimônia e conhecer a equipe de dirigentes da nova gestão administrativa. “Tomo posse na Reitoria desta Instituição certo de não saber de honra maior! O reitor é a voz oficial da Universidade, o guardião dos processos de construção acadêmica, o coordenador de todas as atividades e das iniciativas institucionais”, observou Maneschy.
Após apresentação da Orquestra Sinfônica do Pará, compuseram a mesa de abertura da solenidade a Governadora Ana Júlia Carepa, o ex-reitor Alex Fiúza de Melo e a então vice-reitora Regina Feio Barroso. Alex Fiúza pronunciou-se agradecendo o apoio de sua equipe e o reconhecimento da comunidade universitária pelo tempo de oito anos que passou na administração institucional. Em seguida, fez um retrospecto dos desafios enfrentados durante sua gestão, bem como dos projetos que conseguiu concluir e os planos que deixou para ainda serem executados no ínterim da transição do cargo.
“A superação do subdesenvolvimento e a reinvenção da Amazônia são um desafio político e social. Não haverá projeto, nesse sentido, sem o domínio da informação e do conhecimento. Para que possamos testemunhar o progresso humano e material na nossa região, é necessário que ocorra um choque de educação, daí o papel desempenhado pela UFPA, o maior empreendimento dos trópicos no que consiste em ensino superior, pesquisa e extensão”, disse Fiúza, referindo-se ao “salto de qualidade” vivenciado pela Instituição, nas últimas décadas, ao interiorizar-se, fortalecer-se como centro de produção científica, aumentar o número de vagas em graduação e a oferta de cursos de pós-graduação. E encerrou sua fala desejando ao seu sucessor firmeza, dedicação, sabedoria, persistência e êxito.
Com a leitura do termo de posse, assinado por Maneschy no dia 2 de julho, em Brasília, Alex transmitiu, então, o colar reitoral ao novo detentor do cargo. O reitor Carlos Edílson Maneschy agradeceu e reconheceu publicamente a contribuição do seu antecessor, lembrando, também, os esforços empreendidos na gestão de todos os ex-reitores, representados, na ocasião, pelos professores José Seixas Lourenço, Nilson Pinto e Marcos Ximenes. “Não percamos de vista, entretanto, que a UFPA, como a vemos agora, é obra coletiva de tantos outros que ajudaram a edificá-la e que seu futuro será o resultado daquilo que dela fazemos atualmente”, lembrou o empossado.
Maneschy prosseguiu referindo-se aos pontos principais de seu plano de trabalho afirmando reconhecer o papel central desempenhado pela Universidade como pólo irradiador de conhecimento em toda a Região Norte. “A responsabilidade em formar jovens profissionais exige a busca de um padrão de excelência em graduação; do diálogo com a sociedade em vista da melhora de nossa capacidade de comunicação; de resposta ao desafio de formar cidadãos que possam optar por mudar a realidade da Amazônia, favorecendo o acesso ao conhecimento daqueles que possuem baixo nível de escolaridade. Nossa tarefa é a de mudar esse quadro proporcionando formação de qualidade para professores da educação básica, cursos preparatórios ao vestibular gratuitos e assistência estudantil para alunos de baixa renda”.
O reitor falou, ainda, sobre a importância de dar prosseguimento ao projeto Multicampi e a interiorização da Universidade, de expandir o acesso à pós-graduação, de capacitar servidores técnicos e docentes e de fazer uso de práticas de gestão de pessoas que valorizem o elemento humano nas relações de trabalho. Na sequência, a comunidade acadêmica conheceu os demais membros da nova equipe, que, como o reitor, assinaram, simbolicamente, a tomada de posse de seus cargos. São eles: o vice-reitor, Horácio Schneider; a pró-reitora de Ensino e de Graduação, Marlene Freitas (PROEG), o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Emmanuel Tourinho (PROPESP); o pró-reitor de Extensão, Fernando Neves (PROEX); o pró-reitor de Planejamento, Erick Pedreira (PROPLAN); o pró-reitor de Administração, Edson Ortiz (PROAD); o pró-reitor de Gestão de Pessoal, João Cauby Júnior (PROGEP); e o pró-reitor de Relações Internacionais, Flávio Nassar (PROINTER), além do diretor da Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa (FADESP), João Guerreiro, e do prefeito da Cidade Universitária, Alemar Rodrigues Júnior.
Confira aqui, na íntegra, o discurso do novo reitor Carlos Edílson Maneschy.
Texto: Jéssica Souza - ASCOM/UFPA
Foto: Mácio Ferreira
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária