Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Novos dirigentes são empossados no Hospital Barros Barreto

Ocorreu, no dia 07 de julho, às 12 horas, a cerimônia de posse dos novos dirigentes do Hospital Universitário João de Barros Barreto. O novo diretor, Eduardo Leitão, e a vice-diretora, Helena Andrade Zeferino Brígido, têm como desafios, segundo o novo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, reforçar a integração entre o (HUJBB) e a Faculdade de Medicina da (UFPA) e incrementar as áreas de pós-graduação e pesquisa do Hospital.


O evento foi a primeira solenidade de posse em que Carlos Maneschy compareceu, oficialmente, como reitor da UFPA. Em seu discurso, Maneschy ressaltou a importância do HUJBB como setor estratégico da UFPA, considerando que se trata de uma instituição que tem a responsabilidade de desenvolver duas importantes políticas públicas: a educação e a saúde. O reitor destacou a importância das gestões anteriores e agradeceu ao ex-diretor Luiz Moraes e sua equipe toda a contribuição dada.


O reitor garantiu que vai sempre olhar com carinho para o Hospital, com ênfase às atividades de pesquisa e de pós-graduação, pois a UFPA precisa formar bons profissionais e doutores para a região. E os resultados disso têm que ser apropriados em benefício da sociedade. Para Maneschy, a área de pesquisa tem que estar mais próxima da população. A UFPA produz muita coisa, mas ainda não tem capacidade de se comunicar externamente.


O diretor do HUJBB, Eduardo Leitão, destacou, em seu discurso, a importância histórica do Hospital, que, de um pavilhão, cresceu e tornou-se um hospital de grande importância para a Amazônia. Segundo o dirigente, apesar da estrutura e dos diversos serviços ofertados, o Barros Barreto vive uma crise de relação entre servidores e direção, alguns serviços enfrentam dificuldades para serem mantidos, uns, inclusive, estão sucateados, não dispõe de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e outros.


Eduardo Leitão destacou que, além de conhecer o Hospital, a sociedade precisa entendê-lo, por isso, sua gestão pretende aproximar usuários e pesquisadores. Também buscará manter o diálogo, o respeito e  a valorização profissional, investindo em capacitação de docentes e de técnico-administrativos.


Na ocasião, também foram empossados o coordenador Administrativo, Darciel Bezerra de Oliveira Filho, e outros dirigentes que comporão a nova administração do HUJBB.

 

Para ler o texto completo, clique aqui.


Texto: Roberta Vilanova/HUJBB
Fotos: Alexandre Moraes

 

Publicado em: 07.07.2009 17:00