Hospital Bettina tem novo diretor
Nesta quarta-feira, 8 de julho, às 8h30, ocorreu o ato de posse do novo diretor da instituição, professor doutor Murilo de Souza Morhy, e do vice-diretor, o farmacêutico bioquímico Renato Ferreira da Silva.
A cerimônia contou com a presença do novo reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Maneschy; do ex-diretor Paulo de Tarso; do pró-reitor de Administração, Edson Ortiz; da pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Freitas; da diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Eliete da Cunha; da diretora da Faculdade de Medicina, Tânia Costa; além de médicos, residentes, funcionários e pacientes que estavam no Hospital, no momento.
Na ocasião, os atuais diretores assinaram o termo de posse e o reitor reconheceu o trabalho da gestão do dr. Paulo de Tarso, enfatizando que a área da saúde necessita ser mais valorizada na Universidade. “Pensar o que queremos para o Bettina nos próximos anos e crescer de maneira unificada para não privilegiar uma área em detrimento de outra devem ser os principais focos do Hospital”, afirmou o reitor que, em seu discurso, também reforçou que o SUS deve continuar sendo a porta de entrada para os dois hospitais universitários.
A gestão anterior deixará convênios importantes, como o da Rede Universitária de Telemedicina - RUTE, iniciativa que promove a integração de projetos entre as instituições de todo o Brasil. Além de outros acordos de cooperação com hospitais, como Barros Barreto, Ophyr Loyola e Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre.
Entre as ações prioritárias do diretor empossado, estão aquelas relacionadas à relação entre a Faculdade de Medicina e o Hospital. “O objetivo é levar o ensino de graduação para ter aulas práticas e, para isso, precisamos fazer a ampliação da área física e a vinda de mais professores da graduação para o Hospital, sem perder o foco da assistência”. Outra prioridade se encontra na ampliação da estrutura administrativa. A nova gestão pretende promover o crescimento da Divisão Administrativa, aperfeiçoando e criando novos setores. Outra proposta é a implantação de uma controladoria interna.
Doutor Murilo já atuou na gestão do Hospital da Aeronáutica de Belém e do Hospital Universitário João de Barros Barreto – UFPA. Foi professor adjunto de Clínica Propedêutica da Universidade Federal do Pará e pró-reitor de Administração Geral da UFPA, entre 2001 e 2005, trabalhou 20 anos com a professora Bettina Ferro de Souza e colaborou em dois livros de Propedêutica Médica publicados por ela, disciplina essencial para a passagem do estudante de Medicina para a parte prática. Assim como a ilustre médica, o novo diretor também foi presidente da Sociedade Paraense de Cardiologia.
Clique aqui para ver a notícia completa.
Texto: Assessoria de Imprensa do HUBFS
Foto: Mácio Ferreira
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária