Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Estudante da UFPA ganha prêmio BECA

A bióloga Priscila Sanjuan de Medeiros será contemplada com o prêmio de melhor monografia de Conclusão de Curso, no próximo dia 13, em Manaus, durante a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A premiação é uma iniciativa do programa de Bolsas de Estudos para a Conservação da Amazônia (BECA), criado, em 2005, para ajudar estudantes de graduação, de mestrado e de doutorado a desenvolverem suas pesquisas.

 

Por meio do Programa, Priscila, então estudante do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), pôde ir para Recife receber um treinamento para trabalhar com fungos. A monografia foi defendida no início deste ano e teve orientação da pesquisadora Helen Sotão, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O trabalho consiste, principalmente, em uma análise da biodiversidade de fungos na região da Floresta Nacional de Caxiuanã e revela possíveis novas espécies de fungos, além de estabelecer novas referências no estudo sobre eles na região.

 

Com o corte de custos devido à crise mundial, o Programa BECA foi extinto e, por isso, a decisão de promover um concurso entre os trabalhos realizados ao longo dos quatro anos em que esteve ativo. Participante do programa BECA desde 2007, Priscila Sanjuan decidiu concorrer ao prêmio. Em 2008, a jovem cientista já havia recebido o prêmio de melhor trabalho na categoria biodiversidade,  dado pela Conferência Internacional LBA-GEOMA-PPBIO.


Priscila receberá o prêmio segunda-feira. Após isso, ela voltará seu foco para o Mestrado em Ciências Ambientais do Instituto de Geociências da UFPA, o qual ela cursa sob orientação do professor Henrique Cattanio. A estudante também já tem planos de fazer um doutorado, analisando a resposta dos fungos ao microclima da floresta, temática pertinente em tempo de mudanças climáticas.

 

Monografia de Graduação

Título: Diversidade dos Fungos Poliporóides no Sítio do Programa de Biodiversidade da Amazônia (PPBIO) em Caxiuanã, Melgaço Pará.

Autora: Priscila Sanjuan de Medeiros

Orientador: Helen Maria Pontes Sotão.


 

Texto: Yuri Rebêlo – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 10.07.2009 13:16