Programa Bolsa Permanência prossegue seleção
Já está disponível, no site da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (PROEX/UFPA), a relação dos alunos que receberão a visita domiciliar das assistentes sociais do Programa Bolsa Permanência, cujo objetivo é contemplar estudantes universitários com ajuda de custo para prosseguirem seus estudos. Essa é a quarta e última etapa da seleção entre os alunos que se inscreveram no Programa, frequentam o Campus de Belém e já passaram pelas etapas da análise de documentação e entrevistas presenciais.
O campus universitário da capital foi o que registrou a maior demanda de candidatos para as mais de 1700 bolsas ofertadas. De um total de 2993 inscritos, 884 residem em Belém ou na Região Metropolitana. Entre os quais, 498 foram entrevistados. A partir das entrevistas, foi constatada a necessidade de realizar 61 visitas domiciliares (clique aqui), que ocorrerão ao longo do mês de julho. Os alunos entrevistados, mas não selecionados para a visita deverão continuar acompanhando o processo de seleção e aguardar a divulgação do resultado final do Programa, previsto para 15 de agosto.
A seleção dos candidatos à Bolsa Permanência nos campi do interior também já está em andamento. Nessa etapa, dá-se a análise de documentos dos alunos inscritos. Os candidatos que tiverem documentação aprovada serão notificados para participarem das entrevistas por meio do site da Proex, a partir do dia 20 de julho. Segundo explica o professor José Maia Bezerra Neto, o novo diretor de Assistência e Integração Estudantil da Proex, a equipe de seleção do Sistema de Bolsa Permanência (Sibop), formado por assistentes sociais, deverá ir até os campi para realizar as entrevistas, evitando que os candidatos tenham despesas com transporte e/ou hospedagem na capital. “A assistência estudantil é um direito do estudante e um dever social da Universidade”, disse o diretor.
O Projeto busca identificar alunos de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ajudá-los com Bolsas de Apoio à Alimentação, ao Transporte, à Moradia, às Atividades Didático-Pedagógicas e às Atividades Acadêmicas, além de proporcionar-lhes acesso a atendimento psicossocial. Em Belém, as Bolsas mais concorridas foram as de Transporte, em primeiro lugar; a de Auxílio Didático-Pedagógico; seguida da de Alimentação e, finalmente, a de Moradia. No interior, a Bolsa mais procurada foi a de Apoio à Moradia. Cada um dos inscritos no Programa pôde solicitar até três modalidades de Bolsa, comprometendo-se, caso seja contemplado, a não obter mais de uma reprovação por semestre ou conceito inferior a “bom”.
Conheça as 1.710 Bolsas de Permanência Estudantil da UFPA:
- Serão 700 Bolsas de Apoio à Moradia, no valor de trezentos reais, voltadas aos estudantes que não dispõem de vaga gratuita em residência estudantil ou se encontrem sem condições de arcar com o custo da moradia;
- Serão 110 Bolsas de Apoio ao Transporte, no valor de cem reais, destinadas aos estudantes que não residem no município em que estudam ou se encontrem sem condições de arcar com o custo de transporte;
- Outras 350 Bolsas de Apoio à Alimentação, no valor de cem reais, destinadas aos estudantes que estudem em campus onde não há a possibilidade de oferta gratuita ou subsidiada de refeição ou se encontrem sem condições de arcar com os custos da refeição. Em Belém, onde há restaurantes universitários, os estudantes receberão contemplado atendimento gratuito;
- Também serão distribuídas 440 Bolsas de Apoio Didático-Pedagógico, no valor de cento e dez reais mensais, destinadas ao estudante que não possui condições de arcar com os custos do material didático.
- 110 pessoas receberão Bolsas de Apoio às Atividades Acadêmicas, no valor de trezentos reais mensais e serão entregues aos universitários engajados em atividades acadêmicas com carga horária de vinte horas semanais.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária