Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Nutricionista da UFPA dá dicas para uma boa alimentação no verão

Muito calor e tempo livre de sobra. Nessas circunstâncias, sorvetes e biscoitos são irresistíveis opções. Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar e não deixar que as delícias do verão se transformem em quilos a mais na balança. A nutricionista e professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará, Yuko Ono, especialista em vegetarianismo, dá dicas de como, apesar de muita tentação, manter uma alimentação saudável neste mês de julho. O ideal são as refeições mais leves e ricas em nutrientes.

 

“No verão, a alta temperatura faz com que o organismo tenha trabalho redobrado para manter uma temperatura constante. E se ingerimos algo que requer uma digestão mais lenta, desviamos parte da energia para esse processo, podendo, no calor, causar a sensação de mal-estar. Por essa razão, a alimentação ideal para as férias é alimentação mais leve, com menos calorias, que não sobrecarregue o sistema digestivo”, explica a nutricionista. Nesse momento, é preciso deixar o bom senso falar mais alto e substituir, por exemplo, os sorvetes, como os de chocolate, por picolés de frutas ou optar por tipos de biscoito sem recheio, de preferência, os preparados com óleos vegetais e sem gordura hidrogenada.

 

Entre as escolhas mais acertadas, também estão frutas, folhas verdes, legumes, hortaliças, pães integrais, cereais integrais, queijos menos gordurosos, feijões, carnes brancas, como as de aves e as de peixes, carne vermelha magra, que podem ser consumidos sem medo. O alerta vai para alimentos muito condimentados e gordurosos, como carnes com gorduras visíveis, os fast-foods, frituras e tudo que contenha gordura em excesso, como queijos amarelos, maionese, molhos à base de creme de leite, que, geralmente, são os produtos preferidos pelos veranistas e os mais encontrados à venda nas barracas de praia.

 

A professora Yuko Ono  explica, ainda, que as frutas, verduras e legumes são ricos em vitaminas, minerais e fibras e devem ser, preferencialmente, consumidos em todas as estações do ano, mas, no verão, principalmente, porque o calor favorece a perda de líquidos e de minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. “Por isso, não devemos esquecer, também, de manter o corpo sempre bem hidratado, bebendo bastante água, água de coco e sucos naturais de frutas, durante os intervalos das refeições”, observa.

 

Também durante o mês das férias, é necessário, sobretudo, atentar para riscos de intoxicação alimentar, já que a temperatura ambiente propicia a proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde. “É importante observar a coloração, o cheiro e a forma de manuseio dos produtos à venda, as condições de higiene do estabelecimento e evitar os alimentos com maior quantidade de água, como o leite e as carnes, as aves, os ovos,  os frutos do mar e  os outros alimentos ricos em proteínas, pois, muitas vezes, podem estar contaminados por micro-organismos, como a Salmonella e Staphylococcus, que provocam vômito e diarreia”.

 

Serviço:


Cardápio ideal para o verão:


Preparações grelhadas, assadas e cozidas, usando carnes brancas ou carnes vermelhas magras ou substitutos de carnes, como produtos com proteínas de soja, bastantes saladas cruas ou cozidas, massas sem muita gordura e sobremesas, como sorvetes de frutas no palito, compotas geladas de frutas, saladas de frutas, flans de frutas e outros.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
  

 

Publicado em: 15.07.2009 14:47