Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Barros Barreto só atenderá casos graves de gripe A

Em função do vírus influenza A (H1N1) já estar circulando no Estado, a partir de agora, só serão encaminhados para o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) os pacientes com doença respiratória aguda grave, referenciados pela rede de saúde. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20), pela coordenadora de Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Ana Helfer, em entrevista coletiva, às 16h30, no Auditório da Fundação Hemopa. Também participaram a vice-diretora do HUJBB, Helena Brígido, o vice-diretor do Instituto Evandro Chagas (IEC), Willer Melo, e a coordenadora estadual de Portos e Aeroportos da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), Patrícia Sebastião.


De acordo com Ana Helfer, até o momento, o Pará tinha 31 casos de Gripe A confirmados e apresentando quadros leves a moderados. Por isso, a partir de agora, a Gripe A será tratada como gripe comum e só serão notificados ao serviço de Vigilância à Saúde os casos de doença respiratória aguda grave, ou seja, os pacientes que apresentarem febre acima de 38º, tosse acompanhada de dor de garganta e falta de ar. "Não será mais considerado se o paciente veio de área infectada ou manteve contato que tenha estado em área de risco. No entanto, será feita investigação quando houver mais de três casos da doença em um ambiente restrito", explicou.


A vice-diretora do Barros Barreto, Helena Brígido, disse que o Hospital Universitário só receberá pacientes graves referenciados pela rede básica de saúde. E informou que as pessoas que tiverem plano de saúde ou convênios devem procurar o primeiro atendimento nas unidades desses planos, de onde serão encaminhados para internação em hospitais próprios caso seja necessário. “O Barros Barreto não atenderá demanda espontânea, mas dispõe de quatro leitos para internação de casos graves de Gripe A, que são suficientes para a situação atual”, acrescentou.

 

 

Texto: Roberta Vilanova - Assessoria de Imprensa do HUJBB

Publicado em: 21.07.2009 13:35