Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA recebe bolsas adicionais de Iniciação Científica

A Universidade Federal do Pará foi contemplada com 25 bolsas do Programa PIBIC Ações Afirmativas, projeto piloto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Subsecretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República. As novas bolsas contribuirão para a expansão do Programa PIBIC da UFPA, que recebeu bolsas adicionais também dos Programas PIBIC-CNPq e PIBIC-FAPESPA para o período 2009-2010. No total, serão 626 bolsas de Iniciação Científica para alunos da UFPA, a partir de agosto de 2009.


 
As bolsas do PIBIC Ações Afirmativas serão destinadas a discentes que ingressaram na UFPA por meio de ações afirmativas, ou seja, medidas especiais tomadas pelas universidades brasileiras, com o objetivo de eliminar desigualdades sociais historicamente estabelecidas, para a execução de propostas aprovadas por mérito no último processo de seleção do PIBIC. Dessa forma, somente alunos que ingressarem na UFPA por meio do sistema de cotas voltadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou que se declararam negros ou pardos no ato da inscrição no vestibular serão contemplados com as bolsas.

 

Dos 4.494 candidatos classificados no último Processo Seletivo da UFPA (PSS 2009), 1.203 estudantes ingressaram na Instituição como cotistas, em razão da cor da pele; outros 989 foram contemplados com as cotas voltadas para estudantes de escolas públicas. De acordo com a coordenadora de Programas Institucionais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), Ana Dolores dos Anjos, o PIBIC Ações Afirmativas visa equiparar as oportunidades para estudantes de todas as classes sociais quanto à participação em projetos de Iniciação Científica. A UFPA foi uma das cinco instituições que receberam a maior cota de bolsas (25) prevista pelo Programa, juntamente com as federais da Bahia, de São Carlos, de Brasília e do Rio de Janeiro.

 

As bolsas do PIBIC Ações Afirmativas vieram como uma boa surpresa para a PROPESP, segundo explica o pró-reitor Emmanuel Tourinho, pois a UFPA já tinha realizado a seleção dos projetos de docentes que seriam contemplados pelo PIBIC 2009/10 , de modo que as 25 novas bolsas serão adicionais que poderão contemplar os projetos de professores que tinham sido selecionados, mas não puderam escolher bolsistas devido à quantidade de bolsas disponíveis. 392 docentes da UFPA inscreveram-se para a seleção do edital do PIBIC 2009, dos quais, 282 receberam entre um e dois bolsistas, totalizando 506 bolsas distribuídas. (Para ver o resultado, clique aqui.

 


A Iniciação Científica é um projeto do CNPq, cujo objetivo é preparar o aluno de graduação para a prática de pesquisa, que é o que move a sociedade para as grandes descobertas e inovações tecnológicas. Segundo dados da PROPESP, graduandos que participam de projetos PIBIC geralmente têm mais facilidade de ingressar em programas de pós-graduação, o que dinamiza a produção científica local e aumenta o número de pesquisadores em ação na região. O PIBIC Ações Afirmativas tem o prazo de até 15 de agosto para ser implementado na UFPA. O resultado será publicado no site da PROPESP .

 


 
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
  

Publicado em: 22.07.2009 14:30