Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA dialogará com o ensino médio em agosto

Dialogar com jovens e professores do ensino médio das escolas públicas de todo o país, observar os problemas enfrentados por eles e apontar melhorias para a educação são os principais objetivos do projeto Diálogos com o Ensino Médio. A partir do dia 16 de agosto, o Estado do Pará receberá a equipe de pesquisadores do Projeto, que visitará escolas de Belém, Santarém e Moju, com o auxílio da equipe local formada por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA).

  

Fruto de uma parceria entre o Observatório da Juventude, da Universidade Federal de Minas Gerais, e o Observatório Jovem, da Universidade Federal Fluminense, com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, o Projeto conta com várias ações, sendo uma delas o Portal EM Diálogo, em que jovens estudantes de todo o Brasil podem expor o que pensam e o que acontece em suas escolas. Notícias, vídeos, fotos e blogs são algumas ferramentas que possuem espaço garantido no Portal.

  

Segundo a professora Jacqueline Serra Freire, do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, membro da equipe local do Projeto, a parceria com o Estado do Pará e a UFPA surgiu devido aos baixos indicadores relacionados ao ensino médio na região, observados com os dados do Índice de Educação Básica (Ideb) e os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, o Pará é um exemplo da diversidade que o ensino básico no Brasil possui, em virtude dos diferentes padrões de qualidade dentro dos municípios e entre eles.

 

 Durante 15 dias, pesquisadores de Minas Gerais e Rio de Janeiro, acompanhados dos pesquisadores locais, visitarão escolas do centro e da periferia de Belém, como o Colégio Estadual Paes de Carvalho e a Escola Barão de Igarapé Miri, no Guamá. Em Santarém e Moju, serão cinco e duas escolas respectivamente.

  

A pesquisa no Pará servirá como exemplo para outras que ocorrerão nos demais Estados do Brasil, e os resultados delas estarão todos no Portal. A professora Jacqueline Freire afirma que as pesquisas feitas poderão, inclusive, estimular o desenvolvimento de outros projetos acadêmicos e políticas educacionais voltadas para os jovens do ensino médio. “A ideia é que o projeto Diálogos e o Portal possam ser um canal de interlocução entre as escolas, os alunos, os professores e a sociedade em torno do ensino médio, na perspectiva de qualificá-lo e de referenciar a elaboração de políticas públicas voltadas para a reformulação da educação básica no Brasil”, esclarece a professora.

  

Texto: Igor de Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Publicado em: 27.07.2009 10:00