Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Escola de Música da UFPA dinamiza o cenário artístico de Belém

Clima tenso e ritmo de trabalho pesado em uma reunião que já dura mais de três horas. De repente, a porta se abre e entra no ambiente um violinista enchendo os ouvidos dos servidores com harmoniosas notas musicais. Imediatamente, acalmam-se os ânimos. Essa é uma ação frequente do projeto Música no Trabalho, iniciativa da coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), que conta com a parceria dos alunos da Escola de Música da UFPA (EMUFPA).


“A música é terapêutica, ela suaviza o dia a dia e oferta um momento de reflexão, paz e alívio, eleva o espírito humano e estimula a busca de renovação”, afirma a professora Maria Lúcia Uchôa, diretora da EMUFPA. A Escola de Música é uma das unidades do Instituto de Ciências da Arte (ICA), que faz da UFPA uma referência nacional por contemplar todas as modalidades da área artística: música, teatro, dança, artes visuais, museologia, e, em breve, cinema e audiovisual, com projetos de pesquisa, ensino e extensão.


A EMUFPA vem trabalhando na formação artístico-musical de Belém há 45 anos. A escola oferta cursos regulares e oficinas livres, além de promover apresentações de grupos musicais em eventos locais, no interior do Pará, fora do Estado e até no exterior. Hoje, a Escola de Música conta com mais de 20 grupos artísticos compostos por alunos atuando com sucesso, executando vários estilos musicais, que vão do erudito ao popular.


Um dos grupos mais conhecidos é o da Orquestra Sinfônica, que, recentemente, emocionou a plateia ao se apresentar na solenidade de posse do reitor Carlos Maneschy, no Centro de Convenções da UFPA. A Orquestra foi formada em 2005 e estreou, com louvor, no Encontro de Arte (ENARTE), promovido anualmente pelo ICA, em 2006. Em 2007, o grupo se tornou referência como Orquestra Sinfônica da UFPA, que conta com 60 integrantes, entre músicos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), de madeiras (clarineta, oboé, fagote, flauta transversal etc.), de metais (trombone, trompete, trompa e tuba) e de percussão (bumbo, xilofone, prato etc).


Todos os estilos - Entre os outros grupos mais requisitados da EMUFPA, estão, também, a Orquestra Infantil e a Orquestra Infanto-Juvenil, que contam com 40 alunos cada, além da Orquestra de Música Latina, com 22 integrantes, e da SAM Band, com 23 músicos empenhados na execução de um repertório variado, que inclui estilos como jazz, MPB e até carimbó. Há, ainda, uma Orquestra de Violoncelos com 100 músicos, um Grupo de Flauta Doce e a Banda Jovem, que deverá se tornar Banda Sinfônica, entre muitos outros. “São estilos musicais e oportunidades para todos os gostos e necessidades”, explica a coordenadora de grupos artísticos da EMUFPA, Odete Gonçalves.


São esses grupos os responsáveis por dinamizar a produção musical de Belém. “Participamos de eventos, congressos, inaugurações, exposições, festas de 15 anos, casamento e até velório”, conta Odete. O evento de referência da EMUFPA é o ENARTE, que, este ano, está agendado para o período de 12 a 18 de outubro. Os grupos da Escola de Música também marcam presença em eventos que fazem parte da agenda cultural da cidade, como o Círio de Nazaré e o Natal de Luzes.


Ritmo afinado - O ritmo de ensaios dos grupos da Escola de Música é intenso, podendo chegar a três vezes por semana. Para não deixar de comparecer, cerca de 80 alunos são contemplados com o auxílio da bolsa artística, no valor de R$ 130, para despesas como transporte e alimentação. As bolsas são disponibilizadas por edital lançado anualmente. As vagas nos grupos são rotativas e dependem da duração do curso e do rendimento dos alunos, que são avaliados, continuamente, em aulas teóricas e práticas.


Atualmente, a EMUFPA utiliza três espaços para suas atividades: o atelier de Artes, no Campus da UFPA, as instalações da antiga Escola de Teatro, na Magalhães Barata, e seu prédio sede, na Av. Conselheiro Furtado. Segundo a diretora Lúcia Uchôa, em breve, todas as atividades serão congregadas em um único local, pois o prédio sede deverá passar por ampla reforma a ser empreendida com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). A previsão de entrega da obra é para 2011.


Serviço:


Quer mais informações sobre os grupos musicais e os cursos ofertados pela EMUFPA? Clique aqui  ou entre em contato pelos fones 3242-6833 ou 3242-6233.
 

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Manoel Neto


 

Publicado em: 30.07.2009 16:30