Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Instituições unidas para qualificar o ensino da educação básica no Pará

Mais de 250 professores dos municípios de Ponta de Pedras, Portel, Muaná, Salvaterra, Curuçá, Gurupá e Santo Antônio do Tauá iniciaram a formação de nível médio voltada ao magistério do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil), que o Ministério da Educação (MEC) realiza em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). A capacitação também acontece nos municípios de Santarém, Marabá e Capanema, envolvendo 820 professores cursistas de 31 municípios inscritos no programa no Pará.

 

As aulas do primeiro módulo da formação ocorrem no Auditório Setorial Básico da UFPA e prosseguem até 3 de agosto, das 8 às 18 horas. As atividades são voltadas para a temática "Educação, Sociedade e Cidadania", que aborda conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e a construção da identidade profissional. São 10 aulas presenciais das disciplinas Linguagem e Códigos, Vida e Natureza, Matemática e Lógica, Fundamentos da Educação e Identidade, Sociedade e Cultura.

 

A iniciativa faz parte das ações de um acordo de cooperação estabelecido entre a SEDUC e UFPA para a execução de projetos que prevêem a formação docente de qualidade. Segundo dados do Educa-Censo de 2007 (MEC), somente no Pará, são mais de 125 mil funções de professores desempenhadas sem a devida formação profissional. Devido à carência de professores qualificados e disponíveis no mercado, muitos docentes acumulam funções. Por exemplo: um professor de Português também leciona, sem a devida qualificação, disciplinas como Inglês e Artes, para preencher lacunas no quadro de profissionais em determinadas instituições.

 

O número de 125 mil funções de professores desempenhadas sem a devida formação profissional reflete o dado de que, no Estado, mais de 62 mil profissionais atuam em docência sem possuir a devida formação, principalmente em séries iniciais, que vão da 1ª à 5ª, e nas disciplinas de Matemática, Português e Ciências. A estimativa é de que apenas 12 mil professores que atuam na educação básica, no Pará, têm qualificação adequada para a profissão. Dos demais, a maioria tem graduação em área diferente daquela em que atua ou nem mesmo possui a graduação.

 

Cerca de 40 mil professores da educação básica em atuação no Estado já manifestaram interesse em se qualificar com os benefícios ofertados pela parceria entre a SEDUC e a UFPA. O curso é de modalidade a distância, com duração de dois anos e distribuído em módulos com 160 horas presenciais e 688 horas não presenciais. O objetivo é qualificar os professores para atuação na educação infantil e nas creches de seus municípios.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA com informações de Julie Rocha, da ASCOM/SEDUC

Publicado em: 31.07.2009 14:05