Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Universidade receberá cerca de três milhões para aquisição de equipamentos para a pós-graduação

Coordenadores dos cursos de especialização, mestrado e doutorado da UFPA se reuniram nesta segunda-feira, dia 10, com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP) para discutir as oportunidades de financiamento e investimento no setor por meio de programas internos e externos de fomento a cursos stricto e lato sensu. 

 

Recursos para aquisição de equipamentos e para custeio de atividades foram os principais assuntos do II Fórum de pós-graduação da UFPA em 2009. Os coordenadores foram informados sobre como será a participação da Universidade no edital do Pró-equipamentos institucional, um programa da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que incentiva a estruturação de cursos de Pós-graduação em todo o país e que deverá destinar cerca de um milhão e meio de reais para a UFPA este ano. A Pró-reitoria ainda solicitará mais um milhão e meio de reais referentes a projetos aprovados pela CAPES em 2008.

 

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade, Emmanuel Tourinho, conversou com os coordenadores sobre as últimas decisões da CAPES, como a extensão de bolsas de estudos a todos os alunos matriculados em cursos de pós-graduação nas regiões norte e centro-oeste, e sobre os diversos editais voltados para as instituições federais de ensino superior que devem ser abertos no segundo semestre de 2009.

 

Atualmente, a UFPA possui cerca de 2.500 alunos matriculados em um dos 42 programas de pós-graduação, sendo 40 cursos de mestrado, 19 de doutorado e 18 residências médicas. A Universidade possui, ainda, 243 grupos de pesquisas em diversas áreas do conhecimento certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

 

 

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA


 

Publicado em: 11.08.2009 18:56