Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA oferta novo curso de Fisioterapia no PSS 2010

O fisioterapeuta é o profissional da saúde responsável por prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do organismo causadas por acidentes, má-formação genética, vícios de postura ou distúrbios fisiológicos. A partir de 2010, uma nova geração desses profissionais começa a ser formada em Belém. Trata-se do curso de Fisioterapia que a UFPA oferta, pela primeira vez, no Processo Seletivo Seriado desse ano. As aulas começam em agosto, e, ao todo, 30 vagas estão sendo ofertadas.

 

Para a diretora adjunta do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Rosa Dias, o novo curso chega para expandir as vagas em Belém, uma vez que, no Pará, a maioria das vagas para a área estão em universidades particulares. Na rede pública, somente a Universidade do Estado oferece o curso. A professora, que participou da formulação do projeto pedagógico do novo curso, conta que as expectativas são as melhores possíveis, em todos os sentidos. “Esperamos formar profissionais de qualidade para atender a demanda de Belém”.

 

A diretora  destaca que o apoio dos Conselhos Federal e Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foram essenciais para a criação do curso. Com incentivo institucional e financeiro desses conselhos, professores das Universidades Federais da Paraíba, Pernambuco e Bahia puderam complementar o quadro docente do curso. Juntaram-se a eles fisioterapeutas que já trabalhavam na Instituição, como Natáli Valim Oliver Gonçalves, a coordenadora do curso.

 

Os novos alunos começam suas aulas em agosto de 2010, tempo necessário para que os laboratórios, os equipamentos e a biblioteca setorial do curso sejam adquiridos e montados, por meio de recursos provenientes do REUNI, programa do governo federal que a UFPA aderiu já há dois anos.

 

Novos Cursos - Este ano, além de Fisioterapia, a UFPA criou 25 novos cursos em seus vários campi. Na capital, cursos como Matemática e Linguagens, Museologia e Biotecnologia são alguns dos destaques. No interior, cursos como Licenciatura em Ciências Naturais, ofertado em Bragança, Breves e Marabá; Engenharia Industrial, em Abaetetuba; e Geografia, em Santarém, Marabá e Altamira são alguns dos destaques.

 

Texto: Yuri Rebêlo - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 12.08.2009 15:51