Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Professor de Cametá lança livro sobre capoeira

No dia 13 de agosto, o professor Luiz Augusto Leal, do Campus de Cametá, lançou o livro “Capoeira, identidade e gênero: ensaios de história social da capoeira no Brasil” na cidade de Feira de Santana, na Bahia. A publicação é de coautoria do historiador baiano Bel Pires e será publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA).


De acordo com os autores, o objetivo maior da obra é retirar a capoeira de um campo mitológico, marcado pela “folclorização”, para incorporá-la às questões maiores da formação da nacionalidade, da educação e da construção da identidade nacional. “A principal intenção é dissociar a temática da capoeira de abordagens conservadoras, na qual apenas seus aspectos de visibilidade imediata eram considerados (esportivização e educação física), e tratá-la como temática auxiliar de compreensão da história social do trabalho e da identidade negra no Brasil, conta Luis Augusto Leal, também capoeirista e membro do Malungo Centro de Capoeira Angola.

 

Um dos principais pontos do livro é quando os autores revelam como, na tríade carnaval, futebol e capoeira, símbolos da brasilidade desde meados do século XX, a capoeira será a última a ocupar esse status simbólico. Carlos Eugênio Soares, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), acredita que o tardio reconhecimento da capoeira se deu, principalmente, pela marginalização de seus praticantes. “O capoeira não tem lugar na galeria de heróis nacionais. Bêbado, vadio, mestiço, baderneiro, esse era o paradigma da escória urbana, pior que o preto africano ou que o índio puro”, afirma.

 

Entre os meses de setembro e novembro, a publicação será lançada em Salvador e Cametá. O livro pode ser adquirido nas livrarias Ifá e Relicário, pelo valor de R$ 30,00, e também pelo email edufba@ufba.br.

 
Serviço:

“Capoeira, identidade e gênero: ensaios de história social da capoeira no Brasil”.
Autores: Luiz Augusto Leal e Bel Pires.
Locais de venda: livrarias Ifá e Relicário.
Valor: R$ 30,00
Maiores informações:
edufba@ufba.br 

 

Texto: Raphael Freire - Assessoria de Comunicação da UFPA


 

Publicado em: 13.08.2009 17:12