Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA divulga lista de aprovados no Programa Bolsa Permanência

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (PROEX/UFPA) divulgou em seu site a relação dos alunos da Região Metropolitana de Belém contemplados pelo Programa Bolsa Permanência. O Programa visa auxiliar a permanência, na Instituição, de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e vai atender, somente na Região Metropolitana, 435 estudantes.

 

Em Belém, foram mais de 880 inscritos que tiveram seus documentos analisados por assistentes sociais. Os estudantes que tiveram seus documentos aprovados foram para a segunda etapa em que mais de 500 candidatos foram entrevistados. Na capital, essas entrevistas foram realizadas no período de 06 a 10 de julho. Nos campi do interior, as entrevistas ainda estão sendo realizadas com previsão de término para 28 de agosto. O último município a terminar o processo de seleção será Breves, na Ilha do Marajó.


As Bolsas de Apoio ao Transporte foram as mais disputadas da Região Metropolitana, seguida pela Bolsa Didático-Pedagógica. Já no interior, as 700 Bolsas de Apoio à Moradia foram as mais requeridas, seguidas da Bolsa de Alimentação. Segundo o novo diretor de Assistência e Integração Estudantil da PROEX, professor José Maia Bezerra Neto, a perspectiva de aumento no número de bolsas existe, a priori, para as Bolsas Moradia e Didático-Pedagógico. A expansão depende do possível aumento de verba para a assistência estudantil previsto para o início de 2010.

 

Devido à grande demanda das Bolsas de Auxílio Transporte e de Auxílio Didático-Pedagógico, foram disponibilizadas mais 115 bolsas já neste processo, além das 110 inicialmente ofertadas. Essas bolsas são de caráter provisório e terão duração de quatro meses. A proposta é beneficiar um número maior de alunos. 


Os alunos contemplados já receberão a bolsa em setembro deste ano. A duração é de 10 meses, ou seja, até junho de 2010 quando iniciará o segundo processo de seleção. A partir daí, as bolsas passarão a ter duração de um ano. O aluno pode receber a bolsa até o final de sua graduação desde que não reprove mais de uma vez e comprove sua matrícula na instituição, todos os semestres.

 

Além da bolsa, o aluno terá apoio psicossocial por meio do Serviço de Assistência Psicosocial-Saps. “As assistentes sociais podem recomendar aos alunos que tirarem notas baixas ou que tiverem uma estrutura emocional ou familiar debilitada que procurem o Saps, porque sabemos que as necessidades não são apenas de ordem econômica”, explica o diretor da DAIE, José Maia Bezerra Neto.

 

A partir do dia 18 de agosto, os estudantes selecionados deverão baixar do site da PROEX o termo de compromisso da Bolsa Permanência. Os alunos contemplados com a bolsa acadêmica devem baixar, também, o plano de trabalho do bolsista. Essa documentação deverá ser entregue à PROEX no período de 24 de agosto a 04 de setembro, juntamente com o atestado de matrícula do segundo semestre de 2009 e o histórico escolar atualizado. Não serão aceitas documentações incompletas. Os alunos que não possuem conta no Banco do Brasil devem procurar a Diretoria de Assistência e Integração Estudantil-DAIE/PROEX, no período de 18 a 28 de agosto de 2009.

 

Texto: Divulgação PROEX

Publicado em: 14.08.2009 16:00