Hospital Barros Barreto comemora 50 anos
Uma programação especial marcou, na útima sexta-feira (14), os 50 anos do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), que começou a funcionar em 15 de agosto de 1959, com a transferência de 16 pacientes do Hospital Domingos Freire. O evento iniciou com um Culto Ecumênico e com posterior apresentação do coral “Flor de Lótus”, da Universidade Federal do Pará (UFPA,) e do servidor Natanael Santos, que cantou o Hino Nacional Brasileiro.
Estiveram presentes diretores, ex-diretores, servidores ativos e inativos do Barros Barreto e convidados. O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, compôs a mesa oficial ao lado de outros dirigentes e ressaltou que “50 anos podem parecer um longo tempo para as pessoas, mas é pouco para as instituições e hoje a história do Barros Barreto já não se separa da história da UFPA, que tem 52 anos”. Segundo ele, o grande problema, hoje, é o uso de recursos do SUS para pagamento de pessoal, o que será solucionado só com a realização de concurso público. O reitor pediu aos parlamentares presentes que apoiem mais os Hospitais Universitários e as Santas Casas do Brasil, “elementos estratégicos na área da saúde”.
O diretor do HUJBB, Eduardo Leitão, enfatizou que o Barros Barreto, hoje, “é uma “marca forte no Estado do Pará e no Brasil por conta do suor das pessoas que trabalharam aqui nesses 50 anos”. E que a proposta da sua gestão é manter a qualidade da assistência à população.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Fernando Dourado, disse que não é difícil falar do Barros Barreto, pois sabe da sua importância para o Sistema Único de Saúde (SUS), por isso é importante que tenha sempre o apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. E que, no momento, está cobrando mais recursos dessas instituições para o atendimento de casos suspeitos de gripe A (H1N1).
Após a solenidade, foi exibido um vídeo antigo com depoimentos de ex-diretores, alguns já falecidos, como o primeiro diretor do Hospital, Antônio Lobão. E, finalmente, foram ouvidos relatos dos ex-diretores presentes Almir Gabriel e Isaac Benchimol.
Texto: Roberta Vilanova/HUJBB
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária