Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Conferência debate a relação entre política e fraternidade

Qual a relação entre democracia, fraternidade e solidariedade? Para refletir sobre essa e outras questões relacionadas à fraternidade como uma categoria política, o professor Antonio Maria Baggio, do Instituto Universitário Sophia (Itália) proferirá, na Universidade Federal do Pará (UFPA), conferências e lançará o livro organizado por ele “O Princípio Esquecido/2: a fraternidade na reflexão atual das Ciências Políticas”. Os eventos são promovidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Internacionais (Prointer), em parceria com a Editora Cidade Nova, e serão no dia 25 de agosto, no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA – Campus do Guamá.

 

O Princípio Esquecido (dois volumes) recolhe ensaios de diversas disciplinas (Ciências Políticas, Filosofia, Relações Internacionais, Direitos Humanos, Comunicação, entre outras) – incluindo, também, reflexões no contexto latino-americano e brasileiro – que estudam as raízes e as possibilidades da fraternidade como categoria política.


“Liberdade, igualdade, fraternidade” foram princípios interpretados pela Revolução Francesa politicamente, marcando toda a história do Ocidente a seguir. Enquanto a liberdade e a igualdade foram assumidas como categorias políticas, a fraternidade teve outro destino. Foi silenciada e relegada a campos fora da política – quando muito, a iniciativas de solidariedade.

 

Mas as recentes pesquisas das Ciências Políticas redescobrem a fraternidade como valor presente nas vicissitudes humanas e nela identificam uma possível chave para a superação das contradições que impediram, histórica e politicamente, a liberdade e a igualdade de realizarem-se efetivamente.

 

Antonio Maria Baggio, doutor em filosofia, lecionou na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e, atualmente, é professor extraordinário de Filosofia Política, no Instituto Universitário “Sophia”, Itália.

 

Após a conferência, que será traduzida pela coordenadora da Casa de Estudos Italianos da UFPA, Heloísa Bellini, haverá um coquetel e o conferencista ficará à disposição dos presentes para discussão sobre as possíveis relações de intercâmbio com as instituições que ele representa, bem como a instalação de grupos de pesquisas sobre o tema abordado no evento.

 


Data: 25 de agosto de 2009.
Hora: 17h
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA – Campus do Guamá.
   

Texto: Release Editora Cidade Nova – SP,

 

Publicado em: 21.08.2009 14:00