Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Novo Conselho Editorial da UFPA é empossado em sessão solene

A Editora da UFPA renovou, nesta quinta-feira (20/08), seu Conselho Editorial. Em cerimônia realizada no foyer do Centro de Convenções do Campus do Guamá, o reitor da Universidade, Carlos Maneschy, em sessão solene e aberta à comunidade acadêmica, deu posse aos novos membros, fato inédito na história da Universidade Federal do Pará. Com 12 integrantes, entre efetivos e suplentes, o Conselho será presidido pelo filósofo Benedito Nunes, professor emérito da UFPA, indicado ao cargo pelo reitor da Instituição. É a primeira vez que a presidência não será ocupada pelo vice-reitor, no lugar dos gestores, busca-se garantir a autonomia do Conselho no processo de decisão editorial.

O novo Conselho, empossado para cumprir um mandato de dois anos, é composto pela diretora da EDUFPA, Simone Neno, pela diretora da Biblioteca Central da UFPA, Graça Pena (membros natos) e por quatro professores da Universidade, representantes das grandes áreas do conhecimento: Raimundo Heraldo Maués (Filosofia e Ciências Humanas); Luís Carlos Crispino (Ciências Exatas e da Terra); Edson Berbary (Letras e Artes) e Paulo de Assumpção (Ciências da Vida), membros efetivos, e pelos suplentes Grauben José Alves de Assis, Myriam Crestian Chaves da Cunha, Rauquírio Marinho da Costa e Moacir José Buenano Macambira, professores da Instituição, além de um representante da sociedade, o desembargador federal do Trabalho, José Maria Quadros de Alencar, ex-aluno da UFPA.

“Uma editora universitária tem um papel de liderança a cumprir no ambiente cultural e científico ao qual se integra e isso só é possível quando mobilizamos os melhores quadros para a tarefa. Nossos novos conselheiros nos dão a segurança de que as ações futuras da EDUFPA serão concebidas por aqueles que estão na liderança da produção acadêmica da UFPA”, lembrou Simone Neno, diretora da Editora, em seu discurso de posse.

Na fala do reitor, a UFPA “é uma universidade de muitos talentos e eles nos fazem acreditar que esta Instituição, cada vez mais, irá se consolidar como o maior instrumento, o maior agente de transformação social desta região”

O presidente do Conselho, professor Benedito Nunes, falou sobre a importância da leitura, seja uma leitura horizontal, seja vertical, como a proporcionada pelas novas tecnologias, confirmando que esses projetos serão bem-vindos, mas afirmou “eu não conseguiria viver num mundo sem livros” e, como amante dos livros, pretende cultivar essa paixão no trabalho a ser realizado na Editora, com as melhores expectativas possíveis para essa nova gestão.

Entre as competências do novo Conselho, destacam-se a de propor a política editorial da EDUFPA; apreciar as obras a serem editadas e reeditadas; criar as novas linhas editoriais, levando-se em conta as inovações tecnológicas de produção da informação;  analisar e incentivar a coedição e os convênios com instituições públicas e privadas e a  de propor alternativas para a captação de recursos financeiros e definição de estratégias para estimular a produção editorial. “O levantamento e a catalogação do conjunto deste acervo constituem uma das metas de curto prazo para a nossa gestão, assim como sua disponibilização à comunidade para consulta e pesquisa. Temos como desafio tornar a EDUFPA a editora de primeira escolha para a comunidade da UFPA”, afirmou a diretora Simone Neno.

A EDUFPA empenha-se na divulgação da produção científica e cultural da UFPA e está voltada para a edição de obras acadêmicas e literárias, que preservem a sua identidade amazônica e a memória histórica da Universidade. Pretende, em sua nova gestão, reestruturar e dinamizar seus fluxos de produção e comercialização, buscando intercâmbio com outras editoras universitárias, como UFMG, USP, UNB e UNICAMP, da Liga de Editoras Universitárias, e integrada a este grupo, ela participará da Feira de Frankfurt, em outubro deste ano, com espaço no estande próprio da Liga, o que proporcionará grande visibilidade as suas produções e à própria UFPA.    


Estiveram presentes na cerimônia, pesquisadores, professores, funcionários e alunos da UFPA, o Vice-Reitor, Prof. Horacio Schneider, o Pró-reitor de Administração, Prof. Edson Ortiz de Matos, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Emmanuel Zagury Tourinho, o Pró-Reitor de Relações Internacionais, Prof. Flávio Nassar, o Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Prof. João Cauby de Almeida, o Pró-reitor de Extensão,prof. Fernando Arthur de Freitas Neves, o Diretor da Faculdade de Psicologia, Prof. André Barreto, a Diretora do Museu da UFPA, Jussara Derenji, o Vice-Diretor do Hospital Bettina Ferro de Souza, Renato Ferreira da Silva, o Secretário de Estado da Fazenda, José Raimundo Barreto Trindade, o Diretor da Gráfica da UFPA, Clemildo Palheta, o Diretor de Pesquisa da PROPESP, Prof. Antônio Vallinoto, o Diretor de Capacitação da PROPESP, Prof. José Carlos Cunha, o Diretor de Finanças e Contabilidade da PROAD, Jorge Nogueira, a Diretora da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas, Profª. Walkyria Magno e Silva, a Diretora Adjunta do Instituto de Ciências da Arte, Profª Lia Braga e o  o diretor da Editora Paka-Tatu, Armando Alves Filho.

Clique aqui para saber mais sobre os novos conselheiros.

Texto: Íris Bastos - Assessoria de Imprensa da Editora da UFPA

Foto: Alexandre Moraes



Publicado em: 21.08.2009 18:00